A Arteris é uma concessionária responsável por cerca de 3,4 mil km de rodovias. Foto: Divulgação.

A Arteris, concessionária responsável por cerca de 3,4 mil km de rodovias e mais de 80 praças de pedágio, firmou um acordo com Trend Micro com o objetivo de contar com proteção em três áreas: endpoints, servidores e tráfego.

Para a segurança dos endpoints, é feito o bloqueio da entrada de elementos maliciosos. Já para os servidores há identificação de atividades e elementos suspeitos com intervenção em caso de atividades não autorizadas. Já no tráfego é feita a proteção dos dados estacionários e análise de tráfego de dados em tempo real para identificar pacotes suspeitos.

Parte do grupo espanhol Abertis, a Arteris atende a um volume de 700 milhões de veículos anuais. Sua operação é suportada por uma rede privada de cabos de fibra ótica que percorre seus territórios e conecta os centros operacionais, um total de 200 endereços em todas as suas praças.

Segundo a análise da equipe de segurança da Arteris, o volume de ataques à rede da empresa ultrapassou 80 mil por mês. Quase 60% deste volume se concentra no data center de Araras, em São Paulo. 

Em adição aos ataques externos, ataques como phishing, BEC e engenharia social são um problema a ser combatido constantemente, dado o grande número de vetores possíveis de ataque.

A Arteris conta com ferramentas em nuvem para as atividades da equipe de escritório, que gera tráfego externo em sua operação. Por isso, a empresa também precisava de um sistema de segurança que protegesse este tráfego.

"A solução de Trend ataca exatamente o problema, que é não conhecer a ameaça e, por isso, ela eventualmente entrar na rede e se propagar", afirma Luiz Ritzmann, superintendente de tecnologia da Arteris. 

O projeto foi desenvolvido para atuar tanto individualmente quanto em conjunto para consolidar uma defesa ativa para todo o ambiente da Arteris.

"A combinação de proteção de endpoint, do data center e monitoramento com ação sobre o tráfego proporciona uma garantia de redução de risco", finaliza Ritzmann.

A Trend Micro conta com mais de 6 mil funcionários em 50 países.