Trensurb foi a última empresa de transportes a apostar no wifi.
A Trensurb, que opera uma linha de trens urbanos na Região Metropolitana de Porto Alegre, apresentou o projeto de caráter experimental “Novas conexões”, que irá disponibilizar internet gratuita na Estação Mercado do trem. A empresa responsável pela infraestrutura do projeto é a Conectividade em Movimento.
A expectativa é que o sistema possa operar a partir do dia 10 de setembro, através de uma rede de conexão wi-fi, durante até 12 minutos por seção para cada usuário. O sistema comportará até 700 acessos simultâneos.
O gerente comercial da Trensurb, Antônio Carlos Freitas, explica que um dos objetivos do projeto é atender os atuais anseios de comunicação dos usuários do trem.
“A questão do acesso à internet via aparelhos de telefonia móvel vem ao encontro de diversas solicitações e perguntas sobre quando iremos disponibilizar tais serviços ao nosso público”, diz.
A fase de testes e o contrato de adesão ao sistema terá duração de 3 meses, podendo ser renovado tempo conforme a necessidade dos estudos. A ideia é expandir o sinal de rede de internet para os novos trens e todas as estações da Trensurb.
Nas últimas semanas, outras ações para disponibilizar wi-fi gratuitamente em pontos relacionados ao transporte coletivo foram anunciadas em diferentes cidades.
Blumenau lançou a internet gratuita em terminais de transporte público e São Paulo passou a oferecer o serviço em quatro veículos da frota de ônibus da cidade.
Apesar de não ser o único foco de investimento das empresas (a Trensurb, por exemplo, começou a testar no início de setembro o primeiro dos novos trens da companhia), o wi-fi é uma mudança fácil de perceber e que agrada muito os usuários.