A FIA lançou o curso de extensão "Aplicações de Hadoop em Big Data". Foto: Divulgação.

A Fundação Instituto de Administração (FIA), em conjunto com a equipe do núcleo Labdata (Laboratório de  Análise de Dados), lançou o curso de extensão "Aplicações de Hadoop em Big Data".

Desenvolvido em parceria com a Cloudera, focada em suporte e distribuição Hadoop, o curso tem o objetivo apresentar uma visão mais abrangente desta ferramenta e preparar profissionais para esse mercado.

As aulas abordam os principais conceitos e tecnologias do ecossistema Hadoop, como MapReduce, HDFS, Yarn, Hive, Impala, Spark, HBase, Flume, Sqoop, Cloudera Manager, entre outros.

"A Cloudera, com seu programa de parcerias universitárias (CAP), criado em conjunto com universidades americanas como Stanford e Harvard, acredita que instituições de ensino como a FIA nos abrem uma conexão extraordinária com o profissional do futuro", comenta Luiz Zanardo, da Cloudera.

As aulas são direcionadas aos profissionais com perfil de TI ou negócio, e não requerem experiência ou conhecimento prévios em big data ou Hadoop.