SoftwareONE e KKR fecham negócio. Foto: ShutterStock.

A SoftwareONE, fornecedora global de software e serviços em TI, firmou um acordo com o fundo de investimentos KKR para a venda de 25% do seu capital e reforçar sua estrutura para expansão.

O valor da transação não foi aberto. Com o mudança no estatuto societário, os quatro sócios fundadores e acionistas existentes agora ficarão com três quartos da companhia e ainda continuarão responsãveis pela tomada de decisões na companhia.

A empresa, com sede na Suíça, é um dos principais parceiros da Microsoft, IBM, Oracle, VMware, SAP e mais de 9.000 fabricantes de software e fornece plataformas digitalizadas para aquisição e contratação de serviços.

Atualmente a SoftwareONE tem 2,5 mil funcionários ao redor do mundo, com operações em 115 países, incluindo o Brasil. No país, ela possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Recife.

Em terras brasileiras, a empresa tem cases com clientes como Intelbrás, Coamo, Unimed e Energisa.

Com o aporte, o plano da companhia é expandir suas ofertas agnósticas de serviços, em todas as plataformas tecnológicas e em sua solução SaaS de gerenciamento de portfólio de software exclusiva.

"Isto dará aos clientes a transparência e os recursos durante todo o ciclo de vida de software necessários para otimizar seus gastos atuais em TI e apoiar o sucesso da transformação digital do negócio", afirmou a companhia em nota, sem dar maiores detalhes de como isso afetará suas operações em âmbito local.

Entretanto, uma informaçao divulgada pelas duas companhias é que a SoftwareONE deverá contratar em suas unidades ao redor do mundo cerca de 3 mil pessoas nos próximos três a quatro anos.

"A indústria de software está mudando, e juntamente com a KKR, vemos uma oportunidade única para capitalizar essas alterações e continuar a aumentar o valor que trazemos para nossos clientes, em particular nas áreas de nuvem e serviços de valor agregado", afirmou o CEO da SoftwareONe, Patric Winter.

Para a KKR, empresa de private equity sediada em Nova York, o alinhamento de forças com a integradora suíça segue a estratégia de investir em empresas e a expansão de seus negócios em mercados internacionais, em particular, os Estados Unidos e Ásia.

Para Jean-Pierre Saad, diretor na equipe de private equity de tecnologia da KKR Europa, a compra de capital tem a ver com o potencial de mercados como aplicações de software, o crescimento na adoção de nuvem e a complexidade crescente dos ambientes de TI corporativa.

"Como especialistas em todas as fases do ciclo de vida do software, SoftwareONE está singularmente posicionada para oferecer soluções inovadoras para atender às necessidades dos seus clientes. Estamos encantados de acompanhar esta jornada e lhes proporcionar crescimento de capital para expansão orgânica e M&A", afirmou Saad.