Voith gere serviços com Colaborativo. Foto: divulgação.

A Voith Industrial Services, divisão da multinacional Voith voltada a BPO para empresas automobilísticas, adotou a solução Colaborativo, da Construtivo, para sustentar a melhoria dos processos para o fornecimento dos seus serviços.

Responsável por serviços como limpeza técnica, limpeza convencional, engenharia de manutenção, manutenção de equipamentos produtivos e de utilidades, logística e suporte técnico em plantas industriais, a empresa adotou a solução para suportar o controle de seus planos de ação.

O valor da implementação, realizada através do modelo software como serviço (SaaS), não foi aberto.

Para garantir a produtividade das plantas industriais, o Construtivo customizou a solução com alertas que são emitidos aos gestores quando uma tarefa está próxima de seu prazo final.

Segundo Joseane Sales, gerente de qualidade da Voith Industrial Services, por ser uma solução em nuvem, o Colaborativo permite monitorar em cada contrato, independente da localidade, se as ações e tarefas corretivas e preventivas estão sendo cumpridas pelos colaboradores de acordo com os prazos estipulados.

O sistema faz a gestão do colaborador em relação às ações de sua responsabilidade, originárias de diversos planos de ação, evitando retrabalho na abertura de cada plano. Com base nos dados, é criado um documento para identificar as razões de não conformidade e as ações a serem implantadas para correção e prevenção.

"Com isso, ganhamos performance no atendimento ao cliente, aumentando o nível de satisfação e consequentemente trabalhamos para a melhoria na vantagem competitiva", afirmou Sales.

Para Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo, a aliança com a Voith Industrial Services tende a evoluir, acompanhando as demandas da empresa.

"Hoje, o processo de atendimento do Colaborativo está em fase de ampliação. A perspectiva é transferir processos diários que ainda dependem de programas, como a análise de risco de contratos, que é feita em Access, para o nosso sistema", afirmou Granadeiro.

O uso de tecnologias da Construtivo por empresas do grupo Voith não é de agora. Em 2013, a Voith Hydro, divisão da multinacional dedicado ao segmento de energia, passou a usar o Colaborativo como ferramenta de apoio na tramitação das documentações geradas pela comunicação entre a Voith Hydro, fornecedores, parceiros consorciais e clientes.

O Construtivo, fundado em 1999 como uma joint venture do Grupo Santander, tem sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, e tem seu portfólio o Construtivo, focado no segmento de construção civil, assim como o Colaborativo. A empresa tem cerca de 100 clientes, com nomes como CSN, CPFL, Cyrela Sul, Makro, UHE Belo Monte, Rumo e Raízen.

Com cerca de 18,5 mil funcionários em quase 170 sucursais nacionais e internacionais, a Voith Industrial Services registrou em 2014 uma receita de cerca de € 1,17 bilhão.