O SAS está com inscrições abertas para uma nova turma na Academia de Ciência de Dados. Foto: Divulgação.

O SAS, que atua no mercado em analytics, está com inscrições abertas para formar uma nova turma de 30 vagas na Academia de Ciência de Dados, curso para formação de cientistas de dados no Brasil. 

As aulas são presenciais e terão início no dia 5 de outubro, no escritório da companhia em São Paulo. Os interessados deverão se inscrever até 26 de setembro pelo site do programa

Segundo Henrique Danc, consultor sênior do SAS e mentor da Academia no Brasil, a abertura de uma segunda turma este ano foi resultado do sucesso na procura, superando as expectativas com a chegada do curso no país em junho de 2016.

As primeiras inscrições contaram com profissionais independentes e outros ligados a empresas das áreas de seguros, telecomunicações, varejo e consultoria de mercado. 

“É gratificante ver um interesse tão grande nessa formação, mostrando que estamos no caminho certo e ajudando o mercado brasileiro a receber profissionais altamente qualificados para lidar com big data”, afirma Danc.

Os alunos terão acesso à mesma didática oferecida nos EUA, onde o projeto da Academia teve início em janeiro deste ano.  

O curso será composto por dois módulos distintos que levam à certificação SAS de cientista de dados: o primeiro é a Certificação SAS em Big Data e o segundo a Certificação SAS Advanced Analytics Professional. 

Combinadas, as duas etapas terão carga horária de 448 horas ao longo de 14 meses, contando com aulas teóricas, desenvolvimento de estudos de caso, projetos em equipe e exames de certificação. 

“O Certificado SAS de Cientista de Dados é reconhecido internacionalmente, possibilitando aos alunos trabalharem em seus respectivos mercados de especialidade, a partir de qualquer lugar do mundo, utilizando-se de técnicas e conhecimentos que somente a líder em analytics poderia oferecer”, completa Danc.

Os cientistas de dados são especialistas analíticos com habilidades técnicas avançadas para resolver problemas complexos e explorar os dados em busca de valor. Eles são em parte matemáticos, parte cientistas da computação e parte analistas de negócios e de tendências.

Para se inscrever no programa, é necessário ter um mínimo de seis meses de experiência em linguagens de programação, como SAS e outras. É recomendado que os inscritos também tenham conhecimentos de negócios no mercado em que atuam ou planejam atuar, bem como conhecimentos em matemática aplicada e proficiência em inglês. 

Alguns cursos de base serão disponibilizados de forma gratuita e em formato de e-learning para os alunos, como: SAS Programming 1: Essentials e Statistics 1: ANOVA, Regression and Logistic Regression.