Maurício Frizzarin.

A Qyon, nova empresa de sistemas de gestão do fundador da Folhamatic, Maurício Frizzarin, fechou a compra de duas startups, a Flip e a Geiko.

A Flip é um sistema de de gestão na nuvem, usado hoje por 206 clientes, e a Geiko tem um software de gestão de relacionamento com clientes com 118 clientes. 

Ambas empresas foram fundadas em 2014, tem hoje cerca de 10 funcionários e um sócio em comum George Pinheiro, dono de 50% da Flip e 100% da Geiko.

“Imaginamos que a forma mais eficaz de oferecer o melhor produto aos nossos clientes é aliar o desenvolvimento dos nossos próprios softwares às tecnologias de ponta já existentes no mercado, além de trazer a bordo os seus cérebros, como fundadores e colaboradores”, afirma Frizzarin.

O fundador da Qyon parece estar fazendo as compras também de olho em profissionais com os que teve contato no tempo da Folhamatic, empresa que fundou com 17 anos em 1990 e vendeu para a gigante inglesa Sage em 2012 por quase R$ 400 milhões.

George Pinheiro, que agora assume como diretor de desenvolvimento na Qyon, trabalhou por 10 anos na Folhamatic, onde chegou a ser gerente de desenvolvimento web.

Com a venda para a Sage, Pinheiro permaneceu por quase dois anos na multinacional britânica, atuando como gerente de desenvolvimento de sistemas, à frente de uma equipe de 110 pessoas.

O diretor comercial da nova empresa é Marco Paulo de Castro, que já havia sido gerente comercial na Folhamatic e era gerente de canais estratégicos dentro da Sage até março.

Quando da divulgação da abertura da Qyon, a empresa disse que já estava analisando a compra de “pelo menos” mais três empresas no Brasil e uma na Califórnia, com um investimento de R$ 100 milhões até 2021.

Além da Geiko e da Flip, a empresa anunciou recentemente a compra da Dokfile, uma companhia com 10 anos de atuação no segmento de gerenciamento de documentos fiscais.

A Dokfile foi fundada em 2009, ainda na primeira fase do projeto de implementação da digitalização das obrigações fiscais no Brasil, iniciada em 2005.

O fundador é Renato Forti, que começou a empresa enquanto ainda estudava Engenharia de Software no prestigiado Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA.