A Azul recebeu 26 slots com a nova distribuição da Anac. Foto: Divulgação.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou na quarta-feira, 8, o resultado da primeira distribuição de slots (horários de pousos e decolagens) para empresas entrantes no Aeroporto de Congonhas após a vigência da nova resolução que regulamenta a utilização do aeroporto. A Azul recebeu 26 slots e a Avianca, 16.

As empresas consideradas entrantes são as que possuíam igual ou menos de 12% de participação dos slots do aeroporto. A utilização dos voos ocorrerá de outubro de 2014 a março de 2015.

Com a nova distribuição, Gol e Tam tem, cada uma, 44% de participação nos voos de Congonhas. A Avianca passou a ter 7% e a Azul, 5%.

Com maior participação de outras companhias, a ideia da ANAC é que a concorrência colabore com a diminuição dos preços de passagens.

As mudanças vão permitir que a Azul tenha 13 voos diários no terminal, onde atualmente opera apenas nos fins de semana. A intenção da empresa é inaugurar rotas entre Congonhas e os aeroportos de Confins (Belo Horizonte), Curitiba e Porto Alegre.

Essa foi a primeira vez ,desde o acidente do voo da Tam em 2007, que o governo decidiu aumentar a quantidade de voos em Congonhas.