Carlos Becker e Odisnei Galarraga, da Software Process, junto com Maurício David, da Numeria.

A Numeria, fábrica de software sediada em Porto Alegre, acaba de ser certificada MPS.BR nível F, com avaliação feita pela Software Process e implementação da Engsoft.

“Receber a certificação de Nível F do MPS.BR é um marco para a Numeria, um divisor de águas, neste momento em que a empresa tem metas audaciosas para o seu crescimento”, ressalta o diretor de Tecnologia da empresa Maurício David.

Fundada em 2002 por David junto com seu sócio Cassiano Sombrio, a Numeria atua focada em empresas públicas, incluindo clientes como Secretaria da Fazenda (o maior atualmente), Banrisul, CEEE e Ipê. Ao todo, a empresa informa ter entregue mais de 50 mil horas de desenvolvimento.

Em 2010, a empresa agregou como sócio Eduardo Friedrich, ex-diretor da Célebre Informática. 

Na área privada, a Numeria informa em seu site ter desenvolvido o motor de pesquisa do website da maior empresa de buscas de viagens de Portugal e participado em projetos de outsourcing em parceria com empresas locais como e-Core e Tlantic.

Existem hoje no país 581 empresas avaliadas em algum nível do MPS.BR, um requisito de cada vez mais licitações para compras de fábricas de software. 

A primeira recomendação do Tribunal de Contas da União nesse sentido data de 2007.

No entanto, a grande maioria fica nos níveis mais iniciais como o G (58%) e o F (29%). As empresas com nível C totalizam apenas 7%¨e 1% detém o nível A, o máximo.