Adriana Kersting. Foto: divulgação.

O SAP Labs Latin America, centro de desenvolvimento e suporte da multinacional instalado em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, foi eleita como a melhor empresa de TI para trabalhar no ranking “As Melhores Empresas para Você Trabalhar” da Você S/A.

A empresa teve  uma pontuação de 82,6. Na medição da Você S/A, 87,5% dos funcionários disseram se identificar com a empresa, 84,7%s e disseram motivados, 80,7% acreditam ter desenvolvimento e 81,4% aprovam seus líderes.

A empresa como um todo pontuoou 73,3 em remuneração, 82 em liderança e 64,8 em carreira.

Também foram listados no ranking a Avanade (69,3), CI&T (69,2), ClearSale (75,9), Instituto de 
Pesquisa Eldorado (75,3), Ivia (82,1), Locaweb (72,9) e Mercado Livre (70,9).

No ano passado, o vencedor havia sido o Google. 

O SAP Labs tem hoje 500 funcionários – metas divulgadas pela empresa falavam em atingir 750 até o final do ano – e já esteve por dois anos consecutivos no ranking similares promovidos pela Exame e Época.

Segundo a diretora de recursos humanos do SAP Labs, Adriana Kersting, o centro realizou  17 mil horas de treinamento no ano passdo, 62% a mais que em 2012, somando 37 horas de treinamento por funcionário. 

“Nós acreditamos que cada colaborador tem estilo próprio que deve ser respeitado e valorizado. Esta crença direciona as nossas práticas de recursos humanos, como benefícios personalizados e flexíveis, e outras ações voltadas para atrair, desenvolver e reter os melhores talentos do mercado”, afirma Adriana.

A gerente de RH destaca a licença maternidade de seis meses, os benefícios flexíveis (incluindo reembolsos de academias de ginástica, livros, medicamentos, óculos, entre outros) e a carga horária mensal de 200 horas, que proporciona dois dias a menos de trabalho por mês.

O SAP Labs contrata em peso um segmento especialmente disputado da mão de obra. Profissionais com cinco anos de experiência compunham no final de 2013 61% do quadro, com uma média de idade de  29 anos. Dos contratados, 86% se formaram nos últimos dois anos.

A empresa consegue reter os funcionários, com uma rotatividade de 6,8%, frente a uma média de mercado na faixa dos 20%. A taxa de retenção dos estagiários é alta (85%), assim como o número de funcionários que foi estagiários (17%). Os índices de promoção são da ordem do 30% do quadro anual e as posições de gerência são ocupados em 90% por funcionários promovidos.

Até agora, o centro tem conseguido formar internamente seus recursos, evitando contratar profissionais sênior de parceiros. 

A empresa já tem iniciativas em curso visando explorar novas fontes de profissionais, como as mulheres, por exemplo, que hoje representam apenas 23% do quadro total de funcionários.

No final de outubro, o SAP Labs organizou o IT Women Competition, um evento exclusivo para mulheres voltado para o banco de dados de alta velocidade Hana. A empresa recebeu 60 currículos para a atividade, da qual participaram 25 mulheres. 

O ranking da Você S/A é feito em parceira com a Fundação Instituto de Administração (FIA) da USP.  Em 2013, contou com 481 empresas inscritas, das quais foram selecionadas 150 para 20 setores da economia.