O primeiro vídeo do IOT Brasil trata da “Fazenda do Futuro”. Foto: Reprodução/IOT Brasil.
O Instituto de Mídias Digitais do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em parceria com a produtora carioca Proview, acaba de lançar o canal IOT Brasil no YouTube.
Focada na área de internet das coisas, a iniciativa tem o objetivo de reunir as mais diversas experiências brasileiras na área, não apenas da PUC-Rio.
O primeiro vídeo trata da “Fazenda do Futuro”. Nele, o engenheiro agrônomo Danilo Pinto Silva, do Vale das Palmeiras (uma das maiores produtoras de orgânicos do Rio de Janeiro, de propriedade do ator Marcos Palmeira) foi à PUC-Rio conhecer o projeto do Engenheiro de Software Márcio Cunha.
No laboratório Second Lab, Cunha apresentou o conceito de “Software of Places” (Software dos Lugares). No projeto de Cunha, é apresentada uma mini fábrica de plantas (uma estufa de 2m x 2m), com iluminação de led, onde alfaces crespas crescem fora da terra a partir do controle absoluto dos fatores essenciais para o seu desenvolvimento, como luz, temperatura (entre 22° e 26°), umidade, PH, condutividade e nutrientes, com aquecedores, exaustores e ar condicionado ligados à estufa montada no laboratório.