Marcelo Carreras, CIO da CPFL.
A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, vai fazer um grande upgrade para a nova geração de tecnologias da SAP como parte de um plano como foco na transformação digital da companhia.
O projeto tem partes que já estão em andamento, como software de gestão de relacionamento com clientes na nuvem C4C, sendo realizado pela CSC, ou da solução de gerenciamento de equipes FieldGlass, feita diretamente pela SAP.
Ainda estão em definição quem são as consultorias que implantarão o S/4, última versão do sistema de gestão da multinacional alemã, desenhado para rodar no banco de dados em memória Hana, assim como o software de gestão de RH SucessFactors e o Ariba, de e-procurement.
A previsão é começar as implantações em dezembro e fazer o go live em 2018. Essa é uma nova fase do planejamento estratégico de TI da CPFL.
Entre 2010 e 2015 a empresa esteve focada em unificar o porfólio de sistemas de oito companhias adquiridas pela CPFL, substituindo sistemas de gestão da Microsiga, Datasul e versões diferentes do SAP pela plataforma da companhia, baseada em SAP.
“O plano em curso agora é mais complexo, já que envolve transformação de processos. Estamos sempre buscando formas de gerar valor para a organização”, explica Marcelo Carreras, CIO da CPFL.
No caso de tecnologia da SAP no setor elétrico, a geração de valor passa muito pelo trabalho das companhias, uma vez que a tecnologia dos alemães é quase um standart no segmento.
De acordo com dados da SAP, mais de 80% de mercado das empresas de utilities no Brasil é cliente da multinacional alemã.