Tim Weber, diretor global de Materiais 3D e Aplicações Avançadas da HP. Foto: Divulgação.

A BASF está se unindo à HP Inc para oferecer novos materiais de impressão 3D por meio da plataforma aberta Multi Jet Fusion, da HP. 

O sistema permite que os clientes selecionem um fornecedor de materiais, como a BASF, e entrem em contato direto para desenvolver materiais para aplicações específicas de produção em 3D. 

A BASF e a HP estão agora estreitando a colaboração para acelerar o ciclo de aprendizagem sobre os requisitos e especificações necessárias para desenvolver materiais para produção em larga escala. 

Para coordenar suas atividades de desenvolvimento do mercado de impressão em 3D e a estratégia de inovação, a BASF montou uma nova unidade de negócios e criou um Centro de Aplicação de Tecnologia para impressão 3D em Heidelberg, na Alemanha. 

O centro é dedicado ao desenvolvimento de soluções personalizadas de materiais e aplicações para clientes finais.

"Ao fazer parcerias com empresas que têm uma longa história no desenvolvimento de novos materiais com clientes na indústria de manufatura, queremos alterar a impressão 3D, que é feita em séries de pequenos lotes, para a produção industrial em larga escala", afirma Tim Weber, diretor global de Materiais 3D e Aplicações Avançadas da HP.

Na indústria química, a BASF possui materiais que podem ser desenvolvidos para impressão 3D, como termoplásticos de engenharia, poliuretanos, sistemas de acrilato, fotoiniciadores, aditivos funcionais, estabilizantes, pigmentos e sistemas de metais. 

"Em colaboração com a HP, combinamos o nosso entendimento das necessidades dos clientes e aplicações, juntamente com a expertise em materiais. A Plataforma Aberta da HP está direcionando o avanço de materiais para o uso industrial em grande escala da impressão 3D na produção”, diz Dietmar Geiser, responsável pela estratégia de impressão 3D da BASF.

O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. 

Em 2015, a BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões.