15 jovens concluíram o curso. Foto: Divulgação.

Nessa segunda-feira, 06, oito jovens em situação de vulnerabilidade social iniciaram um novo trabalho na Reweb, agência especializada em estratégias de venda pela internet. Eles foram os alunos destaque do curso de formação tecnológica promovido pela TargetTrust, encerrado no dia 20 de dezembro. 

“Vamos auxiliar esses jovens e, ainda, obter mão de obra qualificada. Em Porto Alegre são mais de 150 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, não são consumidores em potencial. Isso representa 10% da população. O projeto é espetacular! Além de ajudar os jovens, alimenta a cadeia de consumo da cidade”, destacou Jorge Py Velloso Filho, CEO da Reweb. 

As aulas abordaram conhecimentos de lógica de programação, banco de dados, web (html) e PHP. Para participar não era preciso ter algum conhecimento de informática. 

Ao todo, 20 alunos participaram do curso e 15 desses receberam o certificado. A iniciativa contou também com o apoio da Associação Antônio Vieira (Asav) e Associação Brasileira de Profissionais PHP. 

A seleção foi realizada com a busca de 40 adolescentes da região Leste de Porto Alegre integrantes da rede de atendimento da Assistência Social em situação de risco. Os candidatos eram jovens com dificuldades econômicas e vínculos familiares fragilizados.

Essa busca, posteriormente, foi ampliada nas unidades do Projeto Pescar.

“Não é apenas a qualificação técnica na relação com o mundo do trabalho, mas proporcionar para os jovens, momentos de integração, fortalecendo o convívio do grupo com seus familiares, com a sociedade e desenvolvendo relações afetivas, de solidariedade e respeito”, destacou Vinícius de Almeida Americo, assistente social da Asav.