HP compra Voltage. Foto: divulgação.

A HP anunciou nesta terça-feira a companhia da norte-americana Voltage, companhia especializada em soluções de segurança para ambientes cloud, por um valor não aberto.

Segundo destaca o Venture Beat, o plano com a aquisição é incluir a Voltage na divisão Atalla, suite de segurança e criptografia de dados voltada à sistemas cloud e dispositivos móveis.

O foco da Voltage é em aplicações de tokenização, chaves temporárias de acesso usadas para controle de logins em plataformas móveis e sites de e-commerce e internet banking, por exemplo.

De acordo com analistas, a HP pretende reforçar seu portfólio em segurança virtual, apostando em novas ofertas e caminhando para novos mercados, uma estratégia já sugerida nos últimos anos depois que Meg Whitman assumiu a presidência da multinacional.

"Esta aquisição reafirma o interesse da HP em segurança em cloud, mas também mostra um distanciamento de soluções físicas de segurança - tradicionalmente o carro-chefe da companhia", afirmou o Venture Beat.

Para competir frente ao grande número de empresas menores com soluções de gerencialmento e segurança em nuvem, companhias maiores como a HP e IBM estão investindo na compra destas pequenas rivais, como é o caso da HP Voltage.

Em 2011, a empresa norte-americana pagou US$ 1,5 bilhão pela ArcSight, especializada em segurança e gerenciamento em cloud. Mais recentemente, a HP levou por cerca de US$ 100 milhões a Eucalyptus, desenvolvedora de softwares em código aberto para o gerenciamento de ambientes corporativos na nuvem.