Rogério Brecha. Foto: divulgação.

A Innovative, empresa de tecnologia da informação com foco em Oracle, Mastersaf e SAP, está em processo de expansão de seus negócios, depois de reestruturar sua composição administrativa no ano passado com a entrada de novos sócios. Parte deste processo envolve o fortalecimento de sua presença na região Sul, investindo em um novo escritório em Porto Alegre.

A nova estrutura em terras gaúchas receberá cerca de R$ 1 milhão em investimentos nos próximos dois anos, contando com novas contratações, treinamento, e ações de marketing e vendas.

A nova filial, que conta com cerca de 400 m², já contratou cerca de 50 colaboradores até o momento. Os sócios esperam realizar entre 50 e 70 novas contratações até o segundo semestre.

Segundo explica Rogério Brecha - um dos novos sócios da empresa ao lado Jenner Marques, Ivan Morais e Milton Epelboin - a empresa está na capital do Rio Grande do Sul desde 2006, onde contava com um pequeno time comercial e técnico alocado em 12 clientes da região.

Entretanto, a companhia viu a necessidade de expansão na capital gaúcha após fechar um importante contrato de Application Management Services (AMS) Oracle com as Lojas Renner em 2014. Além disso, a companhia conta com clientes locais como a Portobello.

"Em função do potencial dos clientes que temos nos três estados da região, estamos investindo na presença por aqui. Para completar, estamos migrando nosso Centro de Competência Oracle para a filial gaúcha, dando suporte a estes clientes", explica Brecha.

Para o sócio, o reforço no Sul também tem o objetivo de suprir um déficit na prestação de serviços especializados em SAP, Oracle, Mastersaf e sistemas legados, principalmente em verticais como agronegócios, varejo e sustentabilidade.

"Atualmente, os três estados da região representam algo entre 10% a 20% da receita da companhia. Esperamos que já em 2015 essa fatia suba para 30%", avalia Brecha.

Para estimular este crescimento, a reestruturação social da empresa também se refletiu nas frentes de negócio. Agora a companhia se baseia em quatro focos estratégicos: Fiscal (Mastersaf), Oracle, SAP e AMS.

"Nossa receita hoje é composta por 40% SAP, 40% Oracle e 20% Mastersaf. Uma de nossas metas é aumentar esta fatia na parte fiscal, que já está em mudanças na região sul e deve aumentar nos outros estados nos próximos anos. Queremos sair na frente com esta expertise", afirma o executivo.

O interesse da Innovative no mercado do Sul acompanha outros esforços de integradoras - de outras regiões e multinacionais - que também estão investindo na região para buscar novos clientes e impulsionar sua receita.

Um exemplo é a T-Systems, integradora alemã especializada em SAP, que anunciou planos de crescimento de 25% na região em 2015. De acordo com a empresa, o objetivo é que, nos próximos cinco anos, o Sul represente 20% dos negócios no país.

Outra multinacional que também pretende entrar nesta briga é a Tech Mahindra, que planeja a ampliação de sua força de consultores em suas operações nos três estados, visando um crescimento de 40% em faturamento em 2015.

Certificada Oracle Planium Partners, Certified Mastersaf Gold Partner e SAP Partner Edge, a Innovative possui clientes como Odebrecht, Rede Globo, Lojas Renner, Portobello, Epson, Frimesa, Magazine Luiza e Lojas Lebes.