O Sesi e Senai de São Paulo adotaram o Office 365 e Azure. Foto: Everton Amaro/Fiesp.

O Sesi e Senai de São Paulo ingressaram na nuvem da Microsoft com adoção do Office 365 e Azure. A Brasoftware foi responsável pela implementação do projeto.

Entre as razões para optar pela solução da Microsoft estava a capacidade da solução de acompanhar o crescimento e a expansão da instituição de ensino, assim como o subsidio oferecido pela Microsoft em contratos no modelo EES (Enrollment for Education Solutions), que disponibiliza para instituições acadêmicas um valor diferenciado para cada licença adquirida.

“A nova plataforma de e-mails simplificou a gestão de nosso ambiente tecnológico, por um valor alternativo muito mais atrativo e vantajoso”, afirma Reginaldo Rodrigues de Mello, gerente de operações de TI do Sesi-SP e Senai-SP

De acordo com Mello, a ferramenta antiga de e-mail já não atendia mais as necessidades das instituições devido à incompatibilidade entre as demais plataformas e serviços de TI. Além disso, muitas caixas de e-mails eram compartilhadas entre 4 e 6 pessoas. 

A Brasoftware iniciou o projeto piloto na área administrativa e em três unidades educacionais, (uma do Senai e duas do Sesi), totalizando 120 usuários para que, a partir daí, a expansão da solução se iniciasse por toda rede.

O primeiro passo foi subir os serviços da rede de ensino para a nuvem, o que com o Azure gerou uma alta disponibilidade nas atividades das instituições. Juntamente com a implementação do Office 365, o fluxo de trabalho e informações passaram a ser mais organizados, diretos e eficientes. 

“O projeto que iniciou com 120 contas, diante de 7 mil usuários existentes, ganhou força e, hoje, estamos com mais de 22 mil contas ativas, um número três vezes maior do que tínhamos, com um valor menor e memória ilimitada porque estão na nuvem e não mais em nos servidores que mantínhamos em cada unidade”, conta Mello.

Com a solução, o número de chamados do helpdesk diminuiu em 60%, mesmo durante a mudança da estrutura de TI.

Atualmente, a rede de ensino estuda disponibilizar o serviço de rede social corporativa Yammer para promover suas atividades internas e o relacionamento entre os colaboradores.

A Brasoftware encerrou o ano de 2013com crescimento de 40% em relação a 2012, atingindo a receita bruta de R$ 590 milhões.  

Fundada em 1987, a empresa comercializa soluções de empresas como Microsoft, Symantec, McAfee, Citrix, Adobe, CA, Corel e Autodesk. 

Petrobrás, Claro, Cielo, Editora Abril, Embratel, Serasa Experian e Tam são alguns dos clientes da Brasoftware.