Décio Krakauer, presidente da Ramo Sistemas. Foto: Divulgação.

A Ramo, companhia paulista que é a maior parceira brasileira da SAP para o Business One, linha de software de gestão para pequenas e médias empresas da multinacional alemã, fechou o ano passado com um faturamento de R$ 48,1 milhões, um crescimento de 14% em relação a 2018.

Segundo a Ramo, o modelo de negócio e a expansão regional contribuíram para o aumento das vendas do software, além do mercado ser promissor e do ERP estar cada vez mais adaptável ao tamanho de cada empresa.

Em 2019, a Ramo abriu uma filial em Porto Alegre, passando a ter presença direta no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Fortaleza, além da sede em São Paulo.

A empresa acabou estruturando um ecossistema próprio de vendas para o Business One, atuando na prática como um distribuidor do software no país.

Desde 2017, a companhia vem investindo na estratégia de aumento da abrangência geográfica com a criação das chamadas unidades de negócios, parceiros com grande potencial que receberam investimentos da Ramo para ações, mas mantém seus CNPJs.

Neles são realizadas as vendas indiretas regionais, enquanto as vendas diretas estão concentradas em São Paulo.

Hoje são 15 dessas unidades distribuídas pelas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do país, responsáveis por 64% das novas vendas de 2019. Até o final de 2020, o objetivo é que esse número alcance cerca de 70%.

Sua atuação tem sido verticalizada em segmentos como alimentício, agribusiness, distribuição de medicamentos, laticínios, distribuição e logística, varejo, projetos e serviços.

Outro fator que a empresa afirma ter colaborado para a expansão dos negócios e aumento da carteira de clientes foi a comercialização do SAP Hana para Business One.

Em 2019, a Ramo Sistemas implementou a solução em 54 empresas, tornando essa uma de suas apostas para 2020.

“As novas funcionalidades de agregar ferramentas aos sistemas de gestão do SAP conferem às startups e às pequenas e médias empresas a capacidade de conduzirem os seus negócios por meio da solução analítica, eliminando a complexidade do sistema e dados redundantes”, afirma Décio Krakauer, presidente da Ramo Sistemas.

Além disso, companhia criou a área de customer experience em 2019, com o objetivo de estreitar o relacionamento, identificar e entender as necessidades específicas de cada empresa.

Fundada em 1982, a Ramo Sistemas possui uma base de 650 clientes SAP no Brasil, com mais de 100 revendas no país, além das filiais e unidades de negócios.