Além da Colômbia, a companhia tem presença direta em outros nove países. Foto: Pixabay.

A unidade colombiana da Sonda integrou a gestão de indicadores e riscos com a SoftExpert, fornecedora catarinense de softwares e serviços para automação de processos empresariais, conformidade regulatória e governança corporativa.

Segundo a empresa, a solução da SoftExpert proporciona uma centralização e controle das informações associadas a indicadores, riscos e auditorias em toda a organização.

Assim, é possível realizar a gestão de um grande número de dados, inclusive com o desdobramento de indicadores multidimensionais, onde o cálculo de alguns itens é mais complexo. 

Além disso, a Sonda afirma que tem sido possível administrar não apenas os resultados das operações próprias, mas também todos os indicadores associados aos serviços prestados para terceiros.

Entre as funcionalidades do software relacionadas a riscos, estão a identificação deles, o controle do histórico de avaliações e a reavaliações, além da visualização por área ou processo através do agrupamento de riscos estratégicos, operacionais e táticos.

Os riscos são atribuídos aos responsáveis diretos, que devem definir as causas e os planos para que eles sejam tratados, assim como as ações de melhoria.

"Isso facilita que os líderes de processos e gestores de suporte definam e consultem informações de forma intuitiva e segura, garantindo a geração de planos de ação on-line de acordo com os resultados obtidos", destacou Gabriel Ojeda Lara, especialista em soluções e produtos para automação de processos da Sonda Colômbia.

No futuro, a Sonda Colômbia planeja que o SoftExpert Suite administre os conteúdos de diversos processos, como nas áreas jurídica, de compras, de gestão de provedores e RH.

Com mais de 45 anos de mercado, a Sonda é um dos principais players latino-americanos na área de serviços de TI, com receita de US$ 1,131 bilhão em 2019

Além da Colômbia, a companhia tem presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai.

A multinacional opera em três mil cidades, com cerca de 22 mil colaboradores diretos e mais de cinco mil clientes corporativos.

Já a SoftExpert foi fundada em 1995 e conta atualmente com mais de dois mil clientes e 300 mil usuários em mais de 30 países. 

Entre os clientes, estão nomes com Coca-Cola, AkzoNobel, Midea Carrier, Vale e Mitsubishi Motors.