Mobilidade, colaboração e conteúdo são conceitos envolvidos na lista. Foto: flickr.com/photos/ghenu.
A E-Consulting, empresa de estratégia e projetos de serviços de web, TI, telecom, contact center, multicanais e novas mídias, divulgou seu estudo sobre as tecnologias quentes que merecem mais atenção nos próximos anos, o “7 Hot Techs 2014”.
Foram citadas: SelfApps, Collaborative Clouds, Ready to Use Data, Entreprise Multichannel Enabling, Humanweb, Consumer Driven Organizations e Mobility, Convergence and Collaboration.
O objetivo da lista é despertar o interesse de CIOs, CTOs, CFOs, CMOs e CEOs para pesquisas e acompanhamento de tecnologias que poderão manter as organizações competitivas futuramente.
“Sempre reforçamos que, em geral, não são conceitos e tecnologias para adoção imediata em larga escala, mas sim para o estudo sobre o potencial emprego no médio prazo e sobre como fazer isso, quais suas implicações, restrições e seus benefícios”, destaca Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting.
Confira detalhes da lista:
1 – SelfApps (BYOD em larga escala) – a massificação do mercado de aplicativos para o usuário final e para o corporativo será potencializada por Big Data, componentização, EaaS e cloud.
O modelo SelfApps será cada vez mais dominante, como uma evolução dos CollaboApps. Dessa forma, o usuário será também um co-desenvolvedor e disseminador dos apps.
2 – Collaborative Clouds – o paradigma atual do cloud é disponibilidade, acesso e segurança. Em 2014, mais de 40% das organizações vão passar pelo menos um centro de dados para o cloud público, de acordo com a E-Consulting.
Além disso, entre as 500 maiores empresas, ao menos 35% estarão operando em cloud corporativo privado.
Porém, a evolução está relacionada ao desenvolvimento e compartilhamento de clouds privados entre empresas da mesma cadeia de suprimentos.