Cleber Gomes, CCO da Globalweb Corp. Foto: Divulgação.

A Globalweb Corp trocou o seu certificado CMMI de nível 3 pela equivalente nível C do MPS.BR, modelo de qualidade de software brasileiro.

O processo teve consultoria da carioca Implementum.

“Com a certificação, ampliaremos nossa participação em oportunidades de negócio que buscam prestadores de serviços capacitados a executar suas soluções com confiança e eficiência”, destaca Cleber Gomes, CCO da Globalweb Corp.

Existem hoje no país 581 empresas avaliadas em algum nível do MPS.BR, um requisito de cada vez mais licitações para compras de fábricas de software. 

A primeira recomendação do Tribunal de Contas da União nesse sentido data de 2007.

No entanto, a grande maioria fica nos níveis mais iniciais como o G (58%) e o F (29%). As empresas com nível C totalizam apenas 7%¨e 1% detém o nível A, o máximo. 

A Globalweb Corp tem alguns clientes importantes no setor público, como Caixa Econômica, Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Lançado pela Softex em 2003, o modelo MPS.BR é espelhado nos níveis do CMMI, um padrão internacional de qualidade de software criado pela universidade americana de Carnegie Mellon.

Nos últimos anos o MPS.BR, que tem mais níveis intermediários de implementação e muitas vezes custos de consultoria subsidiados pelo governo, tem ganho mais visibilidade, enquanto o CMMI fica mais restrito a empresas multinacionais ou focadas em exportações.

Em 2014, por exemplo, foram feitas no Brasil apenas 33 avaliações ou reavaliações de CMMI, contra 40 em 2013 e 22 em 2012.

A Globalweb teve um faturamento de R$ 481 milhões no ano passado, 20% acima do que contabilizou no ano anterior. Para 2015, a estimativa de crescimento da empresa foi fixada em 16%, com uma previsão de faturamento de R$ 1 bilhão até 2017.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Miami, a Globalweb atende clientes nacionais e de diversos países da América Latina. Referência na oferta de soluções de cloud e SaaS, a empresa oferece outsourcing de TI, infraestrutura, sistemas, segurança da informação, armazenamento de dados, softwares de gestão de negócios e soluções em plataforma Microsoft.