A prefeitura de Fortaleza firmou um acordo de intenções com a Microsoft. Foto: marchello74/Shutterstock.

A prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, firmou um acordo de intenções com a Microsoft. A iniciativa possibilitará o acesso à tecnologia para pequenos empreendedores, além de oferecer capacitação e estimular a inovação no município. 

Com o acordo, a Microsoft oferecerá conteúdos de capacitação em tecnologia da informação (TI), que poderão compor a grade curricular a ser oferecida por programas do município e disponibilizar conteúdo gratuito online de capacitação em TI.  

“A intenção é que a partir desse acordo com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo o município firme uma parceria para criação de um programa municipal de startups em Fortaleza”, pontuou o titular da SDE, Robinson de Castro. 

A parceria contempla inúmeros programas para a população: cursos gratuitos envolvendo desde noções básicas de computação, segurança, privacidade e internet até módulos avançados e cursos avançados de tecnologia envolvendo toda a plataforma Microsoft.

O projeto envolve também o uso da plataforma Office 365 para Secretaria de Educação, permitindo comunicação e colaboração entre alunos e professores.

O acordo prevê, ainda, possibilidade de adesão ao Programa BizSpark de fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento de empresas iniciantes, que inclui acesso a softwares da Microsoft, suporte técnico, treinamento de negócios e gerenciamento e visibilidade para startups, com duração de três anos. 

Também será oferecido acesso à ferramenta Windows Azure, facilitando a disponibilização de produtos/serviços de startups no mercado.

“Na Microsoft, nós temos um compromisso de longo prazo com o desenvolvimento e a competitividade do Brasil. Por isso, essa parceria com a Prefeitura de Fortaleza é fundamental para ampliarmos a atividade empreendedora na cidade. Também contribuiremos com o ecossistema local ao oferecer nossos programas de apoio às startups”, afirma Milton Larsen Burgese, diretor de setor público da Microsoft Brasil.

Conforme Burgese, a parceria já existe em outras cidades brasileiras, mas pela primeira vez acontece concomitantemente nas áreas de educação e empreendedorismo. 

“Temos um grande objetivo de expandir nossas ações no país inteiro. Começamos essa ação no Nordeste por Fortaleza, e é super importante para a gente pôr toda a capacidade que vemos na região”, completa.