O grupo Maré Mansa tem 80 lojas distribuídas em 38 municípios na região nordeste. Foto: Divulgação.

A rede de varejo Maré Mansa implantou o sistema de gestão integrada da Totvs para automatizar os processos nas 80 lojas do grupo distribuídas em 38 municípios na região nordeste. Os estabelecimentos ficam nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.

O investimento em tecnologia coincidiu com a reestruturação no organograma da empresa. Com o projeto, Tayane Dantas precisou deixar, por tempo indeterminado, a direção administrativa da empresa para assumir a diretoria de TI, liderando o chamado “Projeto Totvs".

O software foi customizado para atender as operações e processos específicos da Maré Mansa, que atua nos segmentos de móveis, calçados, confecções e concessionárias. 

"Existia uma grande complexidade nas operações fiscais para movimentação de mercadoria entre as lojas, o centro de distribuição e o cliente, que foi resolvido com uma rotina automática que gera e equaliza mais de 25 mil notas fiscais por mês, sem intervenção dos usuários", relata Wladimir Freitas, CEO da Totvs Rio Grande do Norte.

Com 1,3 mil funcionários em 38 municípios, um grande desafio foi qualificar o recurso humano da rede de varejo. 

"Nosso maior desafio tem sido a qualificação da equipe interna. Alguns sequer têm o hábito de abrir e-mails e o sistema requer conhecimento em informática, mas estamos fazendo os ajustes", explica Tayane.

A empresa também utiliza o Totovs Analytics como ferramenta de tomada de decisão e o business intelligence em nuvem.

"Já implantamos o BI no comercial e financeiro (contas a pagar e a receber) e estamos em andamento com a ferramenta para compras e logística. Hoje, todo sistema de tecnologia da rede é Totvs, como frente de loja, retaguarda e BI", informa Tayane.