Mudanças acontecem nas áreas de vendas, cloud & cognitive, systems, research e partner ecosystem. Foto: divulgação.

A IBM anunciou mudanças nas posições de liderança no Brasil nas áreas de vendas, cloud & cognitive, systems, research e partner ecosystem, totalizando oito movimentações de executivos.

Marcelo Braga, que comandou a unidade de IBM cloud & cognitive solutions nos últimos anos, passa a responder pela área de vendas para o segmento enterprise e será responsável por continuar a liderar a transformação digital dos clientes da IBM no Brasil. 

O executivo liderou a consolidação da plataforma IBM Watson no mercado brasileiro,  fortalecendo o posicionamento da companhia no mercado nacional.

A área de IBM cloud & cognitive software fica sob o comando de Joaquim Campos, que até então era vice-presidente de IBM Systems no Brasil. 

Campos será responsável por inteligência artificial, cloud computing, segurança e demais soluções que envolvem tecnologias disruptivas como IoT. 

O executivo estará à frente de projetos como a implementação da nova Multizone Region de IBM Cloud no país, que, segundo a empresa, ajudará os clientes a implementar rapidamente arquiteturas e aplicações de missão crítica em ambientes de nuvem.

Felippe Melo será o novo vice-presidente de IBM Systems, área voltada para as tecnologias de hardware da IBM, que ajudam empresas a transformarem e entregarem projetos. Anteriormente, ele ocupava o cargo de Chief Operating Officer (COO).

Já a direção do laboratório de pesquisa da IBM Brasil será de Bruno Flach. Depois de receber seu Ph.D. em pesquisa operacional, Flach ingressou na IBM e desempenhou vários papéis, incluindo cientista pesquisador, gerente do grupo de otimização de recursos naturais. 

Sergio Camorcio assume como executivo de IBM partner ecosystem, sendo responsável pela orquestração do ecossistema, distribuidores, canais e parcerias estratégicas da IBM no país. 

Anteriormente, Camorcio era executivo de vendas para a América Latina, responsável por definir o modelo de cobertura em cada mercado da IBM.

Guto Azevedo assume como vice-presidente de strategic sales em GTS LA, área que cuida de projetos de infraestrutura de tecnologia, enquanto Marcela Vairo será diretora de data & AI para a IBM América Latina.

Ulisses Mello, que estava à frente da divisão de IBM Research no país, retornará ao T. J. Watson Research Center, em Nova York, com a missão de comandar o Global Technology Outlook (GTO), que, neste ano, se concentrará no futuro da computação e da ciência de impacto.