TRANSTORNO

Transporte público de Curitiba sofre ataque hacker

10/03/2022 09:05

Usuários estão enfrentando transtornos há mais de uma semana na cidade.

Ataque aconteceu um dia após a Prefeitura de Curitiba anunciar o reajuste da tarifa do transporte coletivo. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo da capital paranaense, sofreu um ataque hacker no dia 2 de março, causando transtornos no sistema de transporte público da cidade.

Na última semana, problemas em relação ao sistema de recarga dos cartões de transporte, site da Urbs fora do ar, chave PIX sem funcionar e problemas no vale-estudante foram algumas das queixas.

Curitiba tem 1,9 milhão de habitantes, sendo a oitava maior cidade do Brasil. Segundo dados divulgados em julho do ano passado, o número de usuários diários do transporte público ficava em 352 mil pessoas.

A situação cria uma dificuldade séria para os passageiros, já que 148 das 254 linhas urbanas do sistema têm pagamento exclusivo pelo cartão transporte.

O ataque aconteceu um dia após a Prefeitura de Curitiba anunciar o reajuste da tarifa do transporte coletivo em 22%, passando de R$ 4,50 para R$ 5,50, valor que a torna uma das mais caras do país.

De acordo com a CBN Curitiba, a Urbs informou que não houve invasão nem roubo de dados, e que o sistema de bilhetagem eletrônica estava funcionando normalmente. 

A prefeitura de Curitiba, em nota à CBN, diz que continua reforçando seus protocolos de segurança e espera resolver a instabilidade presente o mais rápido possível.

A recomendação é que usuários com problemas em agendar serviços pelo site, façam presencialmente em uma unidade física da Urbs na Rua da Cidadania.

Veja também

EMPACOU
Ataque em fornecedor para a Toyota

A lição do episódio é: sem peças, não é possível fabricar carros.

EXCLUSIVO
EMS sofre ataque hacker

Mais uma grande empresa brasileira tem problemas de segurança.

GUERRA
Ucrânia sofre ataque cibernético

Principais sites do governo estão fora do ar desde quarta-feira. Rússia invade.

BANCOS
Instabilidade no Banco do Brasil

Itaú teve problemas na quinta. Na sexta, foi a vez de BB e Nubank.

FINTECH
Nubank está com problemas

Usuários não conseguem usar o aplicativo. Fintech fala em “oscilação”.

DOWN
Americanas e Submarino fora do ar

Dois dois maiores e-commerces do país podem ter sofrido um ataque hacker.