GUEPARDO

Boticário gere fiscal e tributário com FH

10/04/2013 16:51

Usuária do SAP desde 2004, rede de perfumaria aplicou a nova ferramenta ao planejamento e gestão de impostos diretos e indiretos.

Com FH no fisco e tributos, Grupo Boticário relaxa. Foto: Flickr.com/wcampelo

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Boticário, que controla as unidades de negócio O Boticário, Eudora, Quem disse, berenice?, The Beauty Box e Skingen Inteligência Genética e faturou R$ 5,5 bilhões em 2011, contratou o Guepardo, software da paranaense FH Consulting para gerenciamento fiscal e tributário.

Usuária do SAP desde 2004 e atendida pela FH, parceira SAP, desde 2005, a rede de perfumaria e cosméticos que tem mais de 3,2 mil lojas no país, aplicou a ferramenta ao planejamento e gestão de impostos diretos e indiretos, com integração ao ERP para entrega das obrigações à Receita Federal.

“Antes, só para fazer as apurações mensais do IRPJ e da CSLL, demorávamos de quatro a seis horas extraindo dados do SAP e organizando-os em planilhas Excel. Hoje, com o Guepardo, os dados são trazidos automaticamente para as apurações e temos mais horas para análises, além de eliminarmos riscos de inputs manuais”, relata Renato Soares, coordenador de Tributos Diretos do Grupo Boticário.

Já Luiz Paulo de Franca, coordenador de Tributos Indiretos do grupo, afirma que após a adoção da solução da FH sua equipe passou a realizar operações que não havia conseguido em sete anos utilizando outros produtos.

“O sistema anterior apresentava diversos problemas de sincronismo com o SAP. O processo de atualização era muito problemático. Além disso, a insatisfação com o suporte e prazos de entrega motivaram a busca por uma solução fiscal completa”, destaca Franca.
 
Para ele, a questão dos prazos foi determinante na escolha da ferramenta.

"Antes do Guepardo tínhamos cinco pessoas dedicadas à apuração do PIS/Cofins e geração do SPED  Contribuições. Hoje, temos apenas duas, e o prazo de fechamento diminuiu”, comenta Idevaldo Mathias, coordenador de Sistemas Corporativos de TI do Boticário, foi o gerente do projeto.

Para ele, as vantagens de ter uma solução integrada dentro da plataforma SAP são vistas na prática.

“Com a solução anterior éramos obrigados a manter um banco de dados diferente de todos os outros sistemas usados pelo grupo, o que gerava custos adicionais e dificuldades na manutenção do sistema”, comenta o gestor de TI.

Com o Guepardo, a empresa manteve o landscape mais homogêneo, com agilidade na manutenção de usuários, perfis, monitoramento via Solution Manager e integração nativa com a plataforma SAP.

Incrementos importantes à gestão e à produtividade de uma empresa que vive um momento de investimentos.

Há pouco, o Grupo Boticário inaugurou um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, com investimento de R$ 37 milhões.

Com mais de 8 mil metros quadrados de área construída, o empreendimento comporta, inicialmente, uma equipe de 230 pessoas dedicadas à inovação em produtos de beleza.

“O empreendimento que temos aqui hoje é compatível com o que há de mais avançado no mundo, dentro do segmento de perfumaria e cosméticos”, afirma o presidente do grupo paranaense, Artur Grynbaum.

Veja também

MARKETING PERFUMADO
W3Haus leva conta de O Boticário

Projeto refere-se à recém criada área de Marketing Digital e Fidelidade, da fabricante de perfumes.

Cinq aprimora app para iPad do Boticário

A paranaense Cinq Tecnologias responde pela evolução de um aplicativo do Boticário.

Chamado de Circuito Fashion, o app foi desenvolvido para o iPad e permite aos clientes conferir qual fragrância se enquadra nos seu perfil e sua personalidade.

O aplicativo já era usado desde maio e hoje a nova versão conta com mudanças no design – mais dinâmico e moderno –, além de novas funcionalidades.

Boticário compra parte do Grupo Scalina

O Boticário acaba de adquirir uma parcela minoritária do capital do Grupo Scalina, detentor das marcas Scala e Trifil.

Com isso, a tradicional marca de cosméticos que tem sede em São José dos Pinhais entra também no mercado de moda íntima.

Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados.

App da Cinq aproxima O Boticário de clientes

O Boticário apostou em tecnologia da paranaense Cinq Technologies em seu evento Circuito da Beleza, ação de venda consultiva da marca que propõe avaliar o perfil de cada consumidora e direcionar suas compras aos perfumes mais adequados.

Para a ação, a Cinq desenvolveu o aplicativo para iPad “Circuito Fashion”, que permite coletar e avaliar, a partir de perguntas e respostas sobre o cotidiano, o perfil das clientes, enviando, após, sugestões de fragrâncias para as mesmas.

Boticário e Boehringer vão de TrakSYS

O Boticário e a Boheringer Ingelheim são os novos clientes da TrakSYS, solução da Active para medição de eficiência nas linhas de produção (OEE) de empresas dos setores farmacêutico, cosmético e veterinário.
 
No Boticário serão 23 linhas de produção que passarão a ser monitoradas.

FH é destaque no Boticário
Pelo terceiro ano consecutivo, a FH Consulting foi eleita fornecedor classe ouro, qualificação máxima do ranking de fornecedores do Boticário. O prêmio foi entregue na terça-feira, 13, durante o tradicional encontro com fornecedores, que premia anualmente os melhores parceiros estratégicos de materiais e serviços da rede de franquias de perfumarias. A FH Consulting é a principal consultoria SAP do Boticário desde 2004.