Paulo Marcelo Lessa Moreira. Foto: Divulgação.

A Capgemini tem um novo CEO no Brasil. Paulo Marcelo Lessa Moreira assume o cargo no lugar de José Luiz Rossi, que é agora presidente da Serasa Experian e Experian América Latina.

Moreira está há sete anos na empresa. Nesse período, foi vice-presidente de Industry Clusters e de Serviços Financeiros. 

O executivo participou ativamente da fusão do grupo e do acordo com a Caixa Econômica Federal, ao ser líder da unidade de negócios dedicada ao banco.

“Estou muito satisfeito por ele ter aceitado o convite para assumir a nossa operação no País, pois, além de ter construído uma carreira de sucesso no Grupo, ele conhece muito bem o mercado local. Confio ao Paulo a missão de acelerar o nosso crescimento no País”, ressalta Walter Cappilati, CEO para a América Latina. 

Moreira fundou a Unitech, onde atuou por dez anos. O executivo é graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduado em administração de empresas pela FGV e mestre em Engenharia de Software pela USP. Além disso, fez capacitação executiva nas universidades de Harvard e Wharton/Insead.

De acordo com a companhia, Rossi saiu para “iniciar uma nova fase na carreira”. 

O ex-CEO do país permaneceu na empresa por cinco anos. Durante esse tempo participou de um processo de transformação de negócios, liderou a aquisição da CPM Braxis em um acordo de R$ 517 milhões e viu o aumento do market share em sua gestão. 

A região da América Latina registrou um aumento de 12% no faturamento, mesmo índice encontrado na Ásia-Pacífico. De acordo com a IDC, a Capgemini tem 3,8% de participação no mercado brasileiro. 

No total, a companhia emprega mais de 130 mil profissionais em 44 países, e em 2013 registrou uma receita global de € 10,1 bilhões.

Apenas no Brasil são 7,8 mil pessoas para atender a mais de 200 clientes.