Sicoob investe em solução da IBM. Foto: divulgação.

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), adotou soluções de big data e analytics da IBM, investindo no aumento de sua capacidade de analisar grandes volumes de dados.

Com a consultoria da Big Blue, a cooperativa implantou 2014 uma metodologia denominada IBM Information Agenda, desenvolvendo uma estratégia de inteligência analítica para explorar dados estruturados e não estruturados.

O projeto, de valor não divulgado, foi dividido em três grandes partes: gestão de desempenho dos produtos e serviços oferecidos pela instituição; marketing de relacionamento multicanal para identificar as demandas dos clientes; e visão integrada de riscos e conformidades.

A parceria do Sicoob com a IBM não é de agora. Em 2012 a cooperativa se aproximou da Big Blue para um primeiro projeto no uso de soluções de analytics. O trabalho da IBM englobou o fornecimento de algumas soluções da família Smarter Analytics. O trabalho com o Information Agenda foi uma continuação desse processo.

Para o projeto foram utilizados os sofwares IBM DB2, IBM InfoSphere DataStage, Information Analyzer e QualityStage, IBM Cognos BI, IBM Netezza 100; mainframe IBM System Z e os servidores IBM PureData System para Analytics.

Conforme afirma o Sicoob, as soluções de software e equipamentos de hardware implementadas conferiu à empresa uma plataforma robusta e gerenciável, capaz de processar e armazenar grandes volumes de dados financeiros, além de oferecer um perfil detalhado de seus clientes.

De acordo com gerente da área de sistemas corporativos do Sicoob, Edson Lisboa, o projeto permitiu à companhia reduzir os custos operacionais em cerca de R$ 400 milhões. 

Segundo explica o executivo, a tecnologia implementada permitiu uma revisão do portfólio de produtos e serviços em várias modalidades de canal de atendimento, incluindo canais digitais como facebook, onde os clientes podem realizar a consulta de extratos e saldos.

“Fomos capazes de ampliar o portfólio de serviços e produtos para se equiparar ao de grandes bancos. O resultado direto foi a fidelização dos associados, o incremento nos resultados dos negócios, além de uma grande redução em nossos custos operacionais”, afirma Lisboa.

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de dois milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

A cooperativa teve um resultado de R$ 2 bilhões no exercício de 2014, que equivale a um crescimento de 42,7% em relação a 2013.

O Sicoob é composto por 552 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais, o Sicoob Confederação (Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob) e pelo Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil), um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às entidades filiadas ao Sicoob, e que opera como provedor de produtos e serviços financeiros para as cooperativas.