AWS quer certficar profissionais. Foto: flickr.com/groups/vintagesupermarkets.

A Amazon Web Services (AWS), está lançando um novo programa de certificação, focando em profissionais que desejam comprovar conhecimento em cloud computing.

Segundo a empresa, o novo certificado - o Certified Solutions Architect - acompanha o primeiro de vários exames que serão disponibilizados em 2013.

O teste - cujas inscrição pode ser feita aqui - mede as habilidades dos profissionais no projeto e desenvolvimento de aplicações nas tecnologias da empresa norte-americana.

Os interessados podem se preparar frequentando cursos do AWS Training, que ajudam a ganhar proficiência nos serviços da companhia.

Assim que o profissional for certificado, ele poderá usar o logotipo do AWS Certified em cartões de visita e currículos para destacar seus conhecimentos.

Outras certificações adicionais, como para Operações de Sistemas (SysOps), administradores e desenvolvedores devem vir em seguida.

Para Adam Selipsly, VP da AWS, a adoção crescente da computação em nuvem pelas organizações torna a certificação algo essencial para os profissionais do setor.

"O Programa de Certificação da AWS ajuda as organizações a identificar funcionários, parceiros e consultores que atuam com as soluções, especialistas nas melhores práticas de construção de aplicações na nuvem e com as habilidades para ajudá-los a serem bem sucedidos", explica.