BuscaPrato promete encontrar o estabelecimento que oferece o prato que você quer. Foto: flickr.com/photos/pivic

Tamanho da fonte: -A+A

O BuscaPrato, startup de Santa Catarina, desenvolveu uma ferramenta gratuita que promete facilitar a busca por estabelecimentos – restaurantes, botecos e bares – de acordo com filtros (cidade e categoria).

Disponível para iOS e Android, o projeto venceu a Startup Weekend Curitiba, evento realizado no mês de abril, ligado ao Startup Weekend de Seattle.

O app nasceu com 700 estabelecimentos e quase 30 mil pratos cadastrados em dezessete cidades brasileiras, dentre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. Hoje, o aplicativo já possui mais de de 200 mil pratos e  3 mil estabelecimentos cadastrados.

O aplicativo é oferecer uma busca avançada para quem quer comer algum prato específico. Fundada pelos empreendedores Moisés Magno, Emanuelle Cardoso, Bruno Campos e Flávio Candido, a empresa foi criada em apenas três dias.

“O BuscaPrato foi criado para resolver um problema simples e recorrente: mesmo com a quantidade de informação disponível na internet, o consumidor não sabe onde encontrar os melhores e mais recomendados pratos em uma cidade”, explica Magno, responsável pela estratégia.

O diferencial do sistema, segundo os criadores, é a possibilidade de integrar as experiências do consumidor, que pode avaliar um restaurante e seus pratos. Também é possível localizar o prato por recomendação, descrição, ingredientes e promoções.

Para premiar os usuários e estimular o hábito de uso do aplicativo, o consumidor acumula pontos a cada vez que recomenda um prato ou avalia o estabelecimento. Esses pontos podem ser trocados por itens colecionáveis exclusivos do BuscaPrato.

Na seção Top Chefs, a cada mês, os 10 usuários mais assíduos do aplicativo, que provarem e aprovarem os pratos disponíveis no sistema, ganharão um jantar que será oferecido pela startup.

Os estabelecimentos que ainda não têm seu cardápio também podem realizar contato com o site.