Sistema colaborou com eliminação do retrabalho em obra. Foto: flickr.com/mustha.

A HLar Construções adotou o sistema Colaborativo, fornecido pelo Construtivo, empresa especializada em soluções para a gestão de projetos de engenharia para otimizar o controle dos projetos.

O objetivo é garantir um controle efetivo sobre os projetos durante o processo de construção e sobre a comunicação entre projetistas, engenheiros, equipe administrativa e parceiros. 

Com o apoio do Colaborativo, esses dados são gerenciados de forma organizada, com o registro de todas as modificações realizadas. Tudo para garantir que a equipe final de execução de obras utilize, realmente, a versão atualizada do projeto.

O sistema passou a ser responsável por armazenar e administrar os projetos conduzidos pela incorporadora. 

Os projetistas cadastram as informações e documentos diretamente no Colaborativo, permitindo a todos os profissionais envolvidos acompanhar, em tempo real, o fluxo de desenvolvimento passo a passo, com indicações de quem realizou alterações, em que data e as próximas etapas a serem concluídas em cada fase do projeto. 

A ferramenta também é utilizada para o controle das atas de reunião e dos processos de cotação de preços com fornecedores.

Os benefícios alcançados consolidam um diferencial no que diz respeito à eliminação do retrabalho em obra, o que, antes, era muito mais frequente. 

Na forma manual de registrar as informações, muitas vezes, durante a obra, não havia garantias de que o projeto utilizado seguia as últimas modificações, uma vez que é constantemente alterado. 

No ano passado, a Construtivo ampliou sua filial de Porto Alegre, onde tem operação comercial desde 2009.

A meta era conquistar pelo menos dois novos contratos por mês a partir da filial gaúcha no primeiro ano da ampliação.

O plano era dobrar a participação da região no faturamento geral, que hoje fica em 25% de uma receita que em 2012 foi de US$ 2,5 milhões na área de SaaS – foco da unidade porto-alegrense.

O Grupo Herval conta com 11 empresas e 20 linhas de negócios. 

A HLar atua no segmento residencial, com foco no Rio Grande do Sul, e está presente nas cidades de Vale dos Sinos, Caxias do Sul, Porto Alegre e Rio Grande. 

Incorporadora do Grupo Herval, a empresa passou por uma fase de expansão, alcançando a marca de 14 empreendimentos conduzidos simultaneamente, que geram um extenso volume de informações. 

“Concretizamos um atendimento amplo e totalmente aderente aos nossos clientes. Nosso objetivo é apoiar as empresas de engenharia para que possam, através de estratégias de segurança da informação, otimizar os seus processos e, com isso, impulsionar os seus negócios como um todo”, finaliza Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.

Os 14 empreendimentos em operação vão desde cinco mil metros quadrados, até 50 mil m² de área construída.