SEGURANÇA

Kroton: firewall, só SonicWall

10/06/2014 10:47

Kroton padronizou seu parque de firewalls, agora Dell SonicWALL, em suas 53 unidades.

Rede Pitágoras é uma das marcas da Kroton. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Kroton Educacional, grupo privado de educação do Brasil, acaba de concluir o projeto de padronização do seu parque de firewalls, agora Dell SonicWALL, em suas 53 unidades. A implementação foi feita pela Picture Soluções em TI, que também assume o gerenciamento 24x7 dos equipamentos. 

De acordo com o gerente de Infraestrutura de TI da Kroton, Maurício Oliveira, a companhia adotou um modelo de crescimento orgânico e por aquisições. Por isso, seus ambientes de redes e firewalls eram heterogêneos. 

"Este cenário dificultava o gerenciamento, que era local. E, sempre que uma atualização era necessária, precisávamos contar com mão de obra especializada em diferentes equipamentos e tecnologias", comenta.

Para melhorar seus processos, a instituição decidiu consolidar todas as soluções de firewall.

Segundo o gerente de TI da Picture e responsável pelo projeto, João Paulo Sbrissa, o objetivo era padronizar e criar uma gerência centralizada sob a gestão da Picture, que é responsável não apenas pelas instalações, mas também pelo monitoramento e manutenção. 

"Começamos o desenho do projeto em dezembro de 2011 e terminamos um ano depois, em novembro de 2012."

O processo de implantação ocorreu ao longo de 2013.

Sbrissa revela que o projeto teve início com uma necessidade específica: dentro de cada unidade, a Kroton tinha duas zonas de segurança, uma acadêmica e outra administrativa. 

"Tínhamos de mantê-las isoladas, mas o mesmo firewall deveria visualizar a base de usuários destas duas entidades sem que elas interagissem. Isso foi algo relativamente novo e desafiador para nós e para a Dell SonicWALL", conta.

Por este motivo, a Picture trabalhou no projeto em conjunto com os engenheiros da Dell SonicWALL na América Latina. 

"Eles nos ajudaram a montar um ambiente de desenvolvimento e homologação", detalha, lembrando que a estrutura foi homologada no laboratório da própria Picture. 

De acordo com o gerente, hoje, a Picture monitora algo entre 45 e 50 firewalls, com uma completa cobertura das unidades espalhadas do Macapá ao Rio Grande do Sul.

Atualmente, segundo Oliveira, a rede da Kroton tem cerca de dez mil usuários - funcionários em sua grande maioria, uma vez que os alunos só acessam a rede nos laboratórios da instituição. 

"Em 2014, estenderemos a padronização e o controle às 12 unidades da Unopar e da Uniasselvi, instituições integrantes ao grupo", antecipa.

A Kroton Educacional atua no setor educacional brasileiro há mais de 45 anos. A companhia atende vários segmentos educacionais, desde o maternal até o mestrado. 

Há pouco mais de um ano, a Kroton realizou uma fusão com a Anhanguera.

A Kroton incorporou as ações da Anhanguera, em uma troca de 1,3 mil ações ordinárias da Kroton para cada ordinária nominativa - ações mais valiosas, que dão participação nas decisões da Anhanguera.

Com a operação, o plano era manter a direção das companhias dispersa, com 42,52% da empresa pertencendo aos acionistas da Anhanguera e 57,48% aos da Kroton.

O grupo Kroton atende a mais de 500 mil alunos no ensino superior, nas modalidades de ensino presencial e a distância, por meio dos 53 campi localizados em 10 estados do Brasil e em 39 municípios, além de 447 polos ativos de graduação de EaD. 

Além disso, atende a cerca de 287 mil alunos na educação básica, com 804 escolas associadas em todos os estados do Brasil.

Fundada em 1996, a Picture é uma empresa especializada no desenvolvimento, na implantação e no completo gerenciamento de soluções corporativas de Tecnologia da Informação.

Na execução de projetos de cloud computing, segurança, internet e no gerenciamento de TI, a carteira de clientes atendidos pela companhia inclui empresas como Anna Pegova, Brasilwagen, Pizza Hut, ProGen, SP Japan Motors e Ultracenter.

Veja também

EDUCAÇÃO
Kroton e Anhanguera anunciam fusão

Com a operação, a direção das companhias se manterá dispersa, com 42,52% da empresa pertencendo aos acionistas da Anhanguera e 57,48% aos da Kroton.

E-LEARNING
Blackboard: oferta Moodle no Brasil

Joule é um desdobramento das aquisições feitas em março de 2012.

EXCLUSIVO
Pitágoras fecha com Blackboard

O projeto, que envolve 200 mil alunos e 800 escolas, abre as portas da Kroton para a Blackboard.

EDUCAÇÃO
Anhanguera aposta em SolidWorks

Universidade chegou às 500 licenças educacionais do software de CAD.

TRÁFEGO DE REDE
Mineração Taboca investe em segurança

Gestores aderiram ao sistema para monitorar acessos dos colaboradores. 

COPA DO MUNDO
Tecnologia HP no Mané Garrincha

Estádio recebeu um investimento de R$ 1,4 bilhão para reforma.

DATA CENTERS
Fortinet: segurança na Copa do Mundo

Consórcio que fará o monitoramento reúne Agora Telecom, Comtex, Módulo e Unisys.