Rede Pitágoras é uma das marcas da Kroton. Foto: Divulgação.
A Kroton Educacional, grupo privado de educação do Brasil, acaba de concluir o projeto de padronização do seu parque de firewalls, agora Dell SonicWALL, em suas 53 unidades. A implementação foi feita pela Picture Soluções em TI, que também assume o gerenciamento 24x7 dos equipamentos.
De acordo com o gerente de Infraestrutura de TI da Kroton, Maurício Oliveira, a companhia adotou um modelo de crescimento orgânico e por aquisições. Por isso, seus ambientes de redes e firewalls eram heterogêneos.
"Este cenário dificultava o gerenciamento, que era local. E, sempre que uma atualização era necessária, precisávamos contar com mão de obra especializada em diferentes equipamentos e tecnologias", comenta.
Para melhorar seus processos, a instituição decidiu consolidar todas as soluções de firewall.
Segundo o gerente de TI da Picture e responsável pelo projeto, João Paulo Sbrissa, o objetivo era padronizar e criar uma gerência centralizada sob a gestão da Picture, que é responsável não apenas pelas instalações, mas também pelo monitoramento e manutenção.
"Começamos o desenho do projeto em dezembro de 2011 e terminamos um ano depois, em novembro de 2012."
O processo de implantação ocorreu ao longo de 2013.
Sbrissa revela que o projeto teve início com uma necessidade específica: dentro de cada unidade, a Kroton tinha duas zonas de segurança, uma acadêmica e outra administrativa.
"Tínhamos de mantê-las isoladas, mas o mesmo firewall deveria visualizar a base de usuários destas duas entidades sem que elas interagissem. Isso foi algo relativamente novo e desafiador para nós e para a Dell SonicWALL", conta.
Por este motivo, a Picture trabalhou no projeto em conjunto com os engenheiros da Dell SonicWALL na América Latina.
"Eles nos ajudaram a montar um ambiente de desenvolvimento e homologação", detalha, lembrando que a estrutura foi homologada no laboratório da própria Picture.