A Gemalto implantou a solução Netsize em Milão. Foto: WorldWide/Shutterstock.

A Gemalto implantou a solução Netsize, que faz emissão de bilhetes por SMS, em Milão, juntamente com a ATM, responsável pelo transporte público da cidade.

A ATM transporta cerca de 700 milhões de passageiros por ano e agora conta com um canal de vendas que funciona 24 horas por dia. O serviço está disponível para os assinantes das quatro principais operadoras de celular na Itália.

A solução de cobrança direta via operadora da Gemalto permite que os usuários do transporte enviem uma mensagem de texto para um número de código curto padrão para comprar créditos, enquanto o sistema da Netsize cobra a tarifa diretamente na conta de celular. 

Eles recebem um SMS com um código para mostrar aos cobradores, mediante pedido, ou inserir nas máquinas de venda automática que imprimem bilhetes de metrô.

“Os clientes adoram a facilidade e a acessibilidade da emissão de bilhetes por SMS, que acaba com a necessidade de se ter o troco certo. O serviço da ATM marca a terceira fase da emissão de bilhetes por celular em Milão e, com a introdução dos QR codes, também possibilita o acesso direto a linhas de metrô após a compra do bilhete por SMS”, disse Roberto Andreoli, diretor de TI da ATM.

Milão é a segunda maior cidade da Itália e tem quase 1,3 milhão de habitantes.

A Gemalto é focada em segurança digital e alcançou receita de € 2,5 bilhões em 2014. A empresa atende clientes em mais de 180 países.