Adriana Kersting, diretora de RH do SAP Labs Latin America. Foto: Divulgação.

O SAP Labs Latin America, centro de desenvolvimento e suporte da multinacional alemã, localizada em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, ocupa o primeiro lugar do ranking do Guia Melhores Empresas Para Começar a Carreira 2016.

A pesquisa foi produzida pela revista Você S/A, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Cia. de Talentos.

O centro é uma figura tarimbada nas premiações da revista, tendo sido eleito no ano passado a “empresa do ano” em uma pesquisa com 150 companhias e a melhor empresa de TI em 2014.

Essa última premiação em especial é importante porque avalia a atratividade do centro em um segmento especialmente disputado da mão de obra, no qual o SAP Labs contrata em peso.

Profissionais com cinco anos de experiência compunham, no final de 2013, 61% do quadro, com uma média de idade de 29 anos. Dos contratados na época, 86% haviam se formado nos últimos dois anos.

O Guia de 2016 apontou como principais diferenciais da SAP Labs Latin America o programa Business Women Network, que promove a aceleração de carreira para mulheres na área de TI; e o Pride, uma comunidade interna que visa à promoção de um espaço com diversidade sexual no ambiente corporativo.

Na pesquisa, a empresa conquistou um ínidice de 100% de aprovação no quesito “identidade”.

“Mostra que os nossos colaboradores podem ser eles mesmos, ou seja, podem manifestar suas ideias, preferências e características de forma transparente, o que cria um ambiente positivo e inovador”, explica Adriana Kersting, diretora de RH do SAP Labs Latin America.

Segundo Adriana, a flexibilidade é outro atrativo. Além dos horários flexíveis, os colaboradores da SAP Labs recebem benefícios escolhidos de acordo com a preferência do profissional, como subsídio para academia, diferentes modalidades de plano de saúde e plano odontológico, consultas psicológicas, entre outros serviços.

As práticas de RH da companhia estão dando resultado. Segundo os dados publicados no final de 2013 pelo Baguete, o SAP Labs tem uma rotatividade de 6,8%, frente a uma média de mercado na faixa dos 20%. 

A taxa de retenção dos estagiários é alta (85%), assim como o número de funcionários que foi estagiários (17%). Os índices de promoção são da ordem do 30% do quadro anual e as posições de gerência são ocupados em 90% por funcionários promovidos.

Com 40 participantes, o ranking conta com poucas empresas do segmento de tecnologia.

A Promon, integradora de serviços e soluções de TIC, está na 12ª colocação. Na 15ª posição está a SAP Brasil, enquanto o 19º lugar da lista é da Accenture.

O Instituto de Pesquisas Eldorado, focado em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de software, hardware, sistemas, processos, ensaios e testes de produtos eletrônicos, ocupa o 30º lugar.

Na 31ª posição está o C.E.S.A.R, centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com tecnologias da informação e comunicação.

 

Confira a lista completa:

1. SAP Labs Latin America

2. Dow Brasil

3. Visagio

4. SPC Brasil

5. Ambev

6. Cielo

7. Mars Brasil

8. Losango

9. Embraer

10. Neoenergia

11. Itau Unibanco Holding S.a.

12. Promon

13. Kimberly-Clark Brasil

14. GE

15. SAP Brasil

16. AES Sul

17. Roche Farmaceutica

18. Inec

19. Accenture

20. Paschoalotto

21. Bayer

22. Suzano Papel e Celulose

23. Central Nacional Unimed

24. Dupont

25. Grupo Rio Quente

26. Grupo São Martinho

27. Unimed Volta Redonda

28. Nova Fronteira Bioenergia

29. DM9DDB

30. Instituto de Pesquisas Eldorado

31. C.E.S.A.R.

32. Ticket Serviços

33. Avon

34. Amaggi

35. ADM

36. Votorantim Industrial

37. Eaton

38. Grupo Boticario

39. EY

40. Banco Bradesco