Cristian Aquino, CEO e fundador da Camerite. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Camerite, especializada em videomonitoramento colaborativo para cidades e governos por meio da inteligência artificial, recebeu um aporte de R$ 15 milhões do Zaphira Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia.

Inicialmente com o nome VejoAoVivo, a Camerite foi fundada por Cristian Aquino (CEO) e começou suas atividades em 2012, em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. No início, a empresa atuava com aproximadamente quinze câmeras conectadas por todo o município.

Na plataforma, o objetivo era possibilitar aos cidadãos o acesso à imagens ao vivo da região, para verificarem as condições de trânsito e climáticas, como alagamentos, ou mesmo por curiosidade.

Em 2016, a empresa passou a focar em segurança e alterou sua razão social para Camerite, passando a gravar e armazenar imagens na nuvem, além de processar e adicionar inteligência artificial ao conteúdo.

Hoje, a Camerite oferece suas soluções a cidades de todo o Brasil, contando com mais de 300 mil usuários em mais de 600 cidades monitoradas.

Outras tecnologias oferecidas pela startup, que até o momento já captou mais de R$ 40 milhões em investimentos, são reconhecimento facial, leitura de placas veiculares e análise de rotas com identificação de modelo e cor de veículos.

Com o novo aporte, a empresa pretende investir na expansão no mercado brasileiro, principalmente nas áreas de marketing e vendas, no desenvolvimento de sua inteligência artificial e em novas pesquisas. 

A expectativa da startup, que conta com mais de 120 franquias desde que iniciou este modelo, em 2019, é atingir o número de 900 franqueados e conectar 500 mil câmeras nos próximos quatro anos.

"Com a captação deste novo investimento, queremos aprimorar ainda mais nossa tecnologia e empoderar todo cidadão a viver em uma sociedade segura. Nosso objetivo é expandir a nossa plataforma para o maior número possível de cidades", conta Cristian Aquino, fundador e CEO da Camerite.

Fundado em 2019, o Zaphira Fundo de Investimento em Participações Multiestrategia tem sede em São Paulo e é especializado em fundos de investimento, exceto previdenciários e imobiliários.