CÓDIGO

Google lança Grasshopper em português

10/06/2021 15:09

Aplicativo para aprender programação agora possui instruções, suporte e feedback no idioma.

Desde seu lançamento, um milhão de pessoas passaram pelo menos uma hora aprendendo a codificar no aplicativo. Foto: Silas Jaeger/Pexels

Tamanho da fonte: -A+A

O Google disponibilizou a versão em português do Grasshopper, seu aplicativo gratuito para ensinar programação para iniciantes por meio de jogos e lições interativas de JavaScript, com instruções, suporte e feedback no idioma.

Como parte do programa Cresça com o Google, o Grasshopper foi criado por uma equipe da incubadora para produtos experimentais do Google com objetivo de preparar adultos e jovens para carreiras relacionadas à programação.

Assim, o aplicativo oferece um ambiente de aprendizagem centrado em quem está começando ou quer começar a entender o mundo da programação. 

Através de uma metodologia interativa, o aplicativo traz quebra-cabeças visuais, que instigam os alunos a utilizar os principais conceitos de codificação, como funções, loops e variáveis. 

Ele ainda possibilita aprender técnicas, como criar animações e resolver problemas utilizando códigos, ou construir um site com HTML e CSS.

Desde seu lançamento, em 2018, um milhão de pessoas passaram pelo menos uma hora aprendendo a codificar por meio do aplicativo.

"Programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho e queremos que todos possam aprender sobre isso", afirma Susana Ayarza, diretora de marketing do Google.

De acordo com um estudo recente do Google com a consultoria Bain & Company, o Brasil precisará de 1 milhão de profissionais na área de programação até 2030.

Veja também

CAPACITAÇÃO
Avanade oferece 15 mil bolsas para programação

Com Porto Digital, o projeto Code Anywhere será realizado através da Digital Innovation One (DIO).

PRODÍGIO
Estudante de 14 anos descobre falha no Instagram

Após avisar a equipe de segurança do Facebook, Andrés Alonso recebeu uma recompensa de US$ 25 mil.

OPORTUNIDADE
Programa tem 1 mil bolsas para curso de programação

Campinas Tech Talents está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro.

FORMAÇÃO
Santander oferece 480 bolsas para programação

Programa tem cursos para Java e mobile. RH do banco vai selecionar participantes que se destacarem.