Sacolinha sem controle? Na Plaszom, não mais. Foto: Flickr.com/ecoblogs

A Plaszom, indústria de embalagens plásticas com sede em Orleans-SC, adotou o ERP da Senior, integrando-o ao software de Gestão de Pessoas da mesma fabriacante, que já usava, e adaptando as duas soluções a um emulador que reproduz em tablets as funções da plataforma Windows.

Dessa forma, diretores, gerentes e representantes podem acessar remotamente todas as informações contidas no ERP, explica Cristiano Zomer, gerente de TI da Plaszom.

“Isso agiliza processos e garante mais rapidez nas atividades realizadas para além da fábrica”, comenta ele. “Com o Gestão de Pessoas e o ERP, temos controle de operações por meio do cruzamento de dados de vários departamentos”, completa.

Com os sistemas Senior, a Plaszom acompanha todo o processo de compra, recebimento, contrato e estoque; relaciona aspectos legais e fiscais na área de Controladoria, integrando informações de contabilidade, tributos e patrimônio.

Além disso, executa processos que dão visibilidade às operações financeiras e controla os procedimentos de normatização e de certificações de qualidade.

O compartilhamento de informações também diminuiu o retrabalho nas fábricas, padronizando processos e ampliando o monitoramento de entrada e saída de estoque.

Hoje, ao liberar os pedidos, as etiquetas de identificação do cliente não precisam mais ser digitadas novamente: são geradas com os dados cadastrais, diminuindo as chances de erro.

Outra melhoria ocorreu na pesagem dos produtos, forma de comercialização da Plaszom.

A empresa automatizou esse processo, integrou-o ao ERP e, agora, tudo é pesado e já conferido com as quantidades do pedido.

NA PONTA
Outra integração realizada pela Plaszom foi o aplicativo desenvolvido para os 75 representantes da empresa, que passaram a enviar pedidos via sistema.

“Isso representa significativa redução de tempo para o envio das vendas, anteriormente feito por e-mail e telefone.

Outro benefício foi o rastreamento de todas as informações”, ressalta Zomer.

A Plaszom possui emprega cerca de 1 mil colaboradores em três unidades.

A matriz e a unidade III estão localizadas em Orleans e a unidade II, em Urussanga, todas em Santa Catarina.

Os produtos incluem filmes técnicos para empacotamento automático e embalagens flexíveis, filmes e laminados, sacolas promocionais, bobinas picotadas, embalagens rígidas e copos descartáveis.

A Senior atua em ERP e soluções de Gestão de Pessoas e Gestão de Acesso e Segurança.

Com matriz em Blumenau, a empresa possui filiais em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, unidades localizadas nos principais centros do País e mais de 100 canais distribuídos pelo Brasil, atuando também no mercado latino-americano.

A carteira soma 10 mil clientes, totalizando cerca de 80 mil contratos ativos.

Já a equipe tem em torno de três mil pessoas, entre colaboradores, parceiros comerciais e canais de distribuição.

Em 2011, a companhia registrou volume de negócios de R$ 400 milhões , 14% a mais do que no ano anterior.

Em 2012, a meta é se expandir 20%, somando R$ 480 milhões.