Unisc amplia oferta no EAD. Foto: divulgação.

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) prepara uma ampliação de sua oferta de Ensino à Distância (EAD), que já inclui algumas extensões e cursos lato sensu, e agora chega à graduação, com opções 100% online a partir de 2014.

A instituição, que ao todo tem 14 mil alunos, recebeu há pouco aprovação do Ministério da Educação para disponibilizar as graduações EAD, e a primeira leva terá seis cursos, com cerca de 700 vagas por ano em cada um, nas áreas de gestão de eventos, gestão pública e imobiliária, entre outras.

"Estamos formatando cada um dos cursos junto aos colegiados da instituição, avaliando currículos e a forma como traduziremos a pedagogia e o padrão de excelência da universidade para um ambiente 100% virtual", explica o coordenador de EAD da Unisc, Rudimar Serpa de Abreu.

Quando fala de excelência, ele se refere às avaliações da instituição gaúcha junto ao MEC, com conceito cinco - o máximo concedido pelo órgão - na avaliação externa e quatro no índice geral de cursos do ministério.

"O curso EAD de Gestão Pública, que enviamos para avaliação do MEC quando solicitamos aprovação para as graduações à distância, recebeu nota cinco", comemora Abreu.

Para a nova oferta de cursos à distância, a Unisc seguirá utilizando a plataforma Mooodle, software livre brasileiro que já utilizava nos EADs de pós e extensão, e que já foi aposta também de outras instituições, como Unisinos, que ainda o usa, e Feevale, que acabou mudando para a ferramenta da multinacional Blackboard.

Segundo o coordenador, atualmente cerca de três mil alunos de cursos virtuais têm aulas pelo sistema, que também é utilizado em boa parte das graduações presenciais, como ferramenta de apoio aos estudos, operando dentro dos 20% previstos pelo MEC para esta modalidade.

"Já temos uma cultura forte do EAD aqui na instituição", ressalta Abreu.

A universidade não abre o valor investido na ampliação da oferta à distância, mas o coordenador afirma que o plano é reforçar a atuação em todos os campi e polos, que se distribuem além da sede, em Santa Cruz, chegando a Sobradinho, Venâncio Aires, Montenegro, Capão da Canoa e Porto Alegre.

"Estamos usando nosso know-how no EAD, cujas práticas já vêm desde 2000, e aumentando o nosso alcance, aprendendo e aplicando novos métodos na graduação", finaliza Abreu.