Michele Tiergarten. Foto: divulgação

A blumenauense Megasul, especializada em ERP para varejo, lança o e-Procurement, software que automatiza o processo de tomada de compras para reposição de estoque.

Disponível em plataforma web, a solução faz a publicação da coleta de preços, o que permite aos fornecedores formalizarem, também por meio online, suas cotações e condições de fornecimento para a demanda requerida.

“Isso reduz o tempo em relação à operacionalização”, comenta Michele Tiergarten, diretora comercial da Megasul.

Segundo ela, o e-Procurement vai além da tradicional cotação, funcionando integrado ao ERP Megasul para fazer uma varredura das informações da empresa, o que possibilita antecipar os produtos em falta no estoque.

“As informações extraídas do ERP são baseadas em critérios-chave, como histórico de compras, movimentação de vendas e disponibilidade de estoques”, explica ela. “Essa antecipação de dados inibe ações duvidosas no processo de compra”, esclarece.

A ferramenta elimina o trabalho do comprador de digitar valores das cotações.

Além disso, faz a seleção automática de fornecedores que já participaram de cotações passadas e o envio automático de e-mails-convite para a participação em novos processos.

A agilidade ao processo também é determinada pelo sistema de datas limite imposto pelo software.

“O comprador define as datas para resposta das cotações, que são bloqueadas automaticamente pelo sistema em caso de tempo esgotado. Isso elimina pendências da conclusão das compras”, finaliza Michele.

Além da sede em Blumenau, a Megasul tem filial em São Paulo.

A carteira de clientes soma cerca de 1,7 mil nomes, e a meta é ampliar o número em 25% este ano, segundo o diretor de Tecnologias e Operações da companhia, Bruno Tiergarten.

Ele não divulga o faturamento da empresa, mas destaca que em 2011 cresceu 30% e, para este ano, a projeção é de 40%.