O sistema do Itaú saiu do ar na tarde desta segunda-feira, 10. Foto: Divulgação.

O sistema do Itaú saiu do ar na tarde desta segunda-feira, 10. Segundo relatos, todos os canais do banco - caixas eletrônicos, aplicativos e internet banking - ficaram inacessíveis às 15h30min. [Atualização: O Itaú informou que a situação foi normalizada às 19h].

Pelo Twitter, o banco respondeu às reclamações dos consumidores com explicações genéricas, afirmando que o Itaú estava “com uma intermitência no sistema” e que a equipe estava “trabalhando para regularização o mais rápido possível”.

Os usuários que tentaram acessar o sistema do banco pela internet - seja no computador ou por meio de aplicativos - receberam uma mensagem afirmando que não era possível completar o acesso. 

Até o momento da conclusão desta matéria, às 17h30min, o sistema não havia voltado a funcionar. O banco também não havia informado o motivo para a falha nos serviços.

Recentemente, o Itaú fez um alto investimento em tecnologia, inaugurando em março o seu maior data center no Brasil, com a capacidade de realizar o processamento de todas as operações do banco.

Batizado de Centro Tecnológico Mogi Mirim (CTMM), a estrutura é resultado de um investimento de R$ 3,3 bilhões, parte de um ciclo de investimentos de R$ 11,1 bilhões anunciados pela instituição de 2012 a 2015.

A empresa previa, com a abertura do centro, melhorias em estruturas de call center, internet banking e caixa eletrônico, além da unificação do fluxo de informações contábeis, financeiras, fiscais e de riscos.