SOLUTI

Oswaldo Cruz adota Certillion Cloud

10/08/2017 16:08

O sistema da Soluti armazena certificados do tipo A3 em nuvem e possibilita a assinatura digital.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz adotou recentemente o Certillion Cloud Saúde. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulon adotou recentemente o Certillion Cloud Saúde. O sistema desenvolvido pela Soluti armazena certificados do tipo A3 em nuvem e possibilita a assinatura de documentos, laudos e prontuários de forma digital, por meio de um dispositivo móvel.

“Optamos por substituir a ferramenta de Certificação Digital anterior pelo Certillion Cloud Saúde por conta de uma série de fatores, como facilidade na implantação, integração com os sistemas que usamos no hospital, geração de melhor performance e, acima de tudo, pela questão da segurança no momento de efetuar a assinatura digital”, afirma Fabio Gamer, gerente de TI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. 

Para o executivo, é mais difícil que o titular do certificado digital compartilhe um objeto de uso pessoal, como seu smartphone, do que os cartões e tokens. 

“Apesar da adoção do Certillion Cloud Saúde ter ocorrido há pouco tempo, já temos registrado feedbacks positivos da nossa equipe médica, que aponta o fato de dispensar a necessidade de carregar o smartcard ou token e da segurança, como principais benefícios trazidos pela nova solução”, conta 

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), com o intuito de implementar o serviço da Certificação Digital entre suas instituições, foi em busca de várias empresas do mercado para desenvolver uma solução que proporcionasse maior agilidade no segmento.

Com a escolha da Soluti, segunda maior autoridade certificadora do país, a empresa vai implantar seu sistema em diversos hospitais do país.

Um dos principais benefícios do Certillion Cloud Saúde está no seu nível de segurança. Ele conta com um segundo fator de autenticação para comprovar que a pessoa por trás da assinatura digital é realmente quem diz ser – o primeiro acontece quando se acessa o sistema interno do hospital, e o segundo é via aplicativo instalado no smartphone.

Enquanto o sistema busca o Certificado Digital do profissional na nuvem, o Certillion Cloud Saúde já envia uma mensagem ao dispositivo móvel do médico, solicitando a senha para uso. Isso faz com que o Certificado Digital seja utilizado apenas pelo seu titular.

O sistema também busca praticidade, pois é comum os profissionais da saúde atuarem em várias instituições da mesma rede hospitalar. 

“Nossa solução centraliza as identidades digitais de todo o corpo clínico em um único HSM (repositório em nuvem), e esse recurso elimina a necessidade do médico de se deslocar, e de ter um Certificado Digital para cada hospital credenciado”, completa Cristiane Faria, Key Account da Soluti.

Com 4 mil colaboradores e mais de 3,7 mil médicos ativos, o Oswaldo Cruz é referência em serviços de alta complexidade, com foco em cardiologia, neurologia, doenças digestivas, oncologia, ortopedia e traumatologia.  

Até o final deste ano, sua capacidade total instalada será de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público.​

Veja também

PUC-RS
Hospital São Lucas adota Soul MV

A instituição está em fase de migração de dados para a plataforma de gestão hospitalar.

SAÚDE
Mãe de Deus adota Watson for Oncology

A instituição será a 1ª da América do Sul a usar a plataforma da IBM focada em tratamento do câncer.

INOVAÇÃO
Santa Casa busca startups com SAP Labs

O .Idea espera gerar soluções de IoT para resolver desafios do segmento de saúde.

SAÚDE
Oncoclínicas adota IA com Microsoft

O acordo prevê o uso de aprendizado de máquina para as frentes de radioterapia e quimioterapia.

DADOS
Brasil tem silicone com RFID

O Hospital Moriah é o primeiro a fazer implantes mamários com chips de RFID no Brasil.

DIMENSION DATA
Oswaldo Cruz renova TI e telefonia

O hospital realizou projetos de modernização de data center, sistemas de telefonia e rede wireless.

ILEGRA
Hospital São Paulo adota G Suite

A organização vai migrar um total de 5,5 mil usuários para a nova plataforma.

VIAGEM
Catar não exige mais visto para brasileiros

A nova determinação passou a valer com efeito imediato.