BlackBerry mira os jovens. Foto: divulgação

A  BlackBerry anunciou uma série de atividades promocionais para o Brasil com o concurso Geração BlackBerry, uma ação de marketing que pode ser vista como uma tentativa de rejuvenescer a marca. Os desafios acontecem entre os dias 24 de agosto e 7 de dezembro.

Entre os “influenciadores” do micro-blog envolvidos na ação, estão o cantor Fiuk, os atores Mariana Rios e Sergio Marone e os apresentadores e ex-VJ da MTV André Vasco e Felipe Solari. O concurso cultural propõe atividades através do Twitter com temas que envolvem música, amizade e aventuras, por exemplo.

Conforme recente pesquisa da IDC, as vendas do smartphone da RIM totalizaram 7,4 milhões de unidades no segundo semestre de 2012, um recuo de 40,9% sobre o mesmo período. A empresa teve participação de 4,8%, contra 11,5% de 2011, nas vendas de aparelhos de smartphones.

Mesmo com a queda em faturamento e boatos de que o Facebook compraria a marca, o BlackBerry ainda detém 47% de preferência no meio empresarial. A segurança no armazenamento de dados é um dos fatores que ainda sustentam o aparelho em meio aos empresários.

DESAFIOS
O Brasil é um dos quatro países da América Latina em que as ações promocionais acontecem, além de Argentina, Colômbia e México.

Os desafios terão três vencedores para cada atividade, que levarão dois smartphones da marca e a oportunidade de conhecer a uma das celebridades participantes. O primeiro lugar também ganhará R$ 2 mil.

Para participar, os interessados devem inscrever-se com a conta do Facebook e curtir a página da marca. A descrição das etapas está disponível no site do concurso.