Rede supermercadista otimizou impressões com Focco Digital. Foto: Flickr.com/mSl

O Asun, rede de supermercados com matriz em Porto Alegre e 19 filiais espalhadas pela capital, Região Metropolitana e Litoral do Rio Grande do Sul, terceirizou a gestão de seu parque de impressão com a gaúcha Focco Digital.

Conforme o gerente de Suporte & Infraestrutura de TI da rede, Antonio Martins, o projeto gerou uma economia em torno de 30% nos custos mensais com impressoras, além de reduzir em 15% o número de folhas utilizadas, somando cerca de R$ 4 mil poupados mensalmente.

O trabalho da Focco inclui o gerenciamento de 34 equipamentos de impressão distribuídos entre a matriz e as filiais do varejista, com a centralização de chamados de suporte.

Antes, o suporte de nível um ficava a cargo da própria TI do Asun, com encaminhamento a um técnico em casos específicos, como solicitações de insumos ou dúvidas referente ao uso dos equipamentos.

“Hoje, através de um software que permite a visualização de todos os equipamentos instalados, identificamos de forma remota e proativa quaisquer eventualidades que possam ocorrer e resolvermos em tempo real”, comenta Marcio Amorim, diretor Comercial da Focco Digital.

Segundo ele, 60% dos chamados técnicos são solucionados de imediato pelo help desk.

“Isso diminuiu drasticamente o tempo de equipamentos parados e desonerou nossa equipe de TI”, comemora Martins.

Liberação importante para que a equipe pense em outras demandas relativas ao core business da rede, que não divulga faturamento, mas conforme dados do Ranking Agas 2011, realizado pela Associação Gaúcha de Supermercados, fatura acima dos R$ 240 milhões anuais.

Um exemplo é o projeto de biometria em andamento nos caixas das lojas, com tecnologia da paulista Computer ID.

A solução inclui leitores instalados nos caixas que eliminam aquela velha e nada boa espera por um crachá autorizado para fazer estorno de compras, abertura de terminal, entre outras tarefas.

A identificação biométrica também vem sendo instalada nos relógios de ponto da rede.