Zeinal Bava. Foto: divulgação.

Você lembra do Orkut, aquela rede social que para participar era preciso receber um convite? Pois é, a Oi resolveu adotar uma estratégia semelhante para bombar sua base de usuários jovens e de pré-pago.

A Oi anunciou nesta terça-feira, 10, o novo serviço Oi Galera, com recursos de voz, SMS, Wi-Fi e 3G por R$ 0,99 ao dia. O foco principal é no público jovem, de idades entre 18 e 25 anos.

O lançamento foi feito em São Paulo pelo próprio presidente da Oi, Zeinal Bava, que aponta a novidade como o início de um novo caminho para a companhia, oferecendo produtos segmentados e específicos para diferentes clientes.

Na coletiva, o executivo não deu valores sobre o investimento realizado para o novo produto, apenas afirmando que foi um "valor considerável".

No caso do Oi Galera, o pacote diário inclui 60 minutos de ligações e 80 SMS para a mesma operadora, internet ilimitada - 5MB ao dia e redução da velocidade após excedida a cota - e acesso ilimitado aos 160 hotspots Wi-Fi da empresa no país.

À parte do Wi-Fi, o Oi Galera não chega a ser uma oferta muito diferente de planos como o Infinity, da TIM, que também usou o pré-pago e pacotes com cobrança por dia de uso para impulsionar sua base de clientes.

Para a TIM, inclusive, o Infinity foi o carro-chefe da operadora para desbancar a Claro no segundo lugar nacional - a líder segue sendo a Vivo.

DIFERENCIAL
Para a Oi, o diferencial é o aspecto social e jovem da nova oferta, que terá seu início na próxima sexta-feira, 13, no Rock In Rio, evento patrocinado pela operadora que na última edição recebeu 85 mil pessoas. A Oi distribuirá gratuitamente cerca de 30 mil chips no evento.

A partir disso, os usuários do Oi Galera poderão convidar amigos a se cadastrar no plano, também recebendo gratuitamente um chip em sua residência.

Para quem não tiver convite, o jeito é se cadastrar no site do serviço e entrar em uma lista de espera para ser convidado. Qualquer semelhança com o Orkut não parece mera coincidência.

Embora a oferta seja voltada aos jovens, usuários acima dos 25 anos também podem participar da oferta após pagar uma taxa de adesão, cujo valor será divulgada em breve.

Neste ano, a TIM também lançou uma iniciativa de engajamento usando o Facebook, chamada TIM Beta, voltada aos jovens de 14 a 24 anos, que recompensa os usuários mais participativos com planos especiais, que não são comercializados. No página social do TIM Beta, cerca de 662 mil pessoas estão inscritas.

DESAFIO
Para Bava, a mira no público jovem - consumidores ávidos e exigentes de tecnologia - é um desafio para qualificar o portfólio da operadora. Segundo uma pesquisa da Cisco no final de 2012, 73% dos jovens brasileiros entrevistados checam constantemente atualizações em seus telefones.

Segundo o presidente, a estrutura atual da Oi está preparada para a demanda, mas a expectativa é crescer gradualmente, ancorada na qualidade do serviço e no engajamento entre os usuários.

"Conseguindo suprir a demanda deste público exigente, acredito que o restante fica fácil", brinca o executivo.

Atualmente, a Oi é a operadora com a menor cobertura nacional entre as quatro principais do país, atendendo a 3.316 municípios. A Vivo é a líder, com 3.754 cidades cobertas, seguida da Claro (3.635) e TIM (3.357).