A Algar Tech é a primeira cliente da CPFL Eficiência. Foto: Panom/Shutterstock.

A Algar Tech é a primeira cliente da CPFL Eficiência, unidade criada em abril para oferecer serviços integrados para economia de energia. 

O objetivo da Algar Tech é poupar 3,5 mil megawatts-hora (MWh) por ano - o suficiente para abastecer mais de mil famílias, segundo o Valor.

A empresa de tecnologia procurou a área de distribuição da companhia elétrica para conectar uma futura usina solar que seria implantada no data center de Campinas.

Depois, acabou fechando um acordo que inclui a modernização do sistema de iluminação e climatização e o financiamento de duas usinas solares (em Campinas e Uberlândia).

Além disso, migrou do mercado cativo, atendido pelas distribuidoras, para o mercado livre, com a contratação dos serviços da CPFL Brasil, braço de comercialização do grupo.

A CPFL vai bancar os R$ 6 milhões em investimentos necessários para executar os projetos da Algar, que incluem a troca de 18 mil lâmpadas de convencionais por LED e a troca do gás utilizado na refrigeração. 

O grupo de energia vai construir e operar os projetos, que serão transferidos para o cliente ao fim do acordo. A remuneração ocorrerá também por taxas de performance, atreladas à economia efetivamente entregue pelos projetos.

Com a CPFL Eficiência, a companhia de energia tem o objetivo de responder por 12% do mercado de eficiência energética em um prazo de cinco anos. Nesse segmento, a empresa concorre com nomes como Light Esco e Efficientia, da Cemig.

A CPFL Energia atua em 4 estados na área de distribuição: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, chegando a 570 municípios.