André Telles, diretor da área de atacado da Oi. Foto: Divulgação.

A Oi contratou o executivo André Telles como novo diretor da área de atacado, segmento d companhia que inclui serviços de interconexão, transmissão de dados de alta capacidade, rede de acesso, dutos e serviços para provedores de internet.

Nos últimos oito meses, o executivo atuou como diretor de vendas para atacado da CenturyLink na América Latina. Antes, foi diretor de vendas corporativas da Stylux Brasil, onde trabalhou por quatro anos.

O executivo também tem 16 anos de experiência no segmento de telecomunicações, com foco na área de atacado. Ele atuou na TIM entre 2008 e 2013. Antes, passou 9 anos na Claro.

Formado em economia pela UERJ, Telles tem MBA Executivo em gestão de negócios pelo IBMEC RJ e especialização em gestão de projetos pela FIA-SP e pensamento estratégico pela Wharton (Universidade da Pensilvânia).

O mercado de atacado movimentou, em 2018, cerca de R$ 9 bilhões, de acordo com estudos setoriais. Segundo André Telles, a ideia é ter uma atuação mais agressiva, principalmente no segmento não regulado. 

“A Oi tem a maior rede de fibra ótica do país, com mais de 360 mil km, uma infraestrutura não-replicável que garante à companhia enorme capilaridade e capacidade de atender o mercado com velocidade e resiliência. Essa infraestrutura constitui um diferencial estratégico que possibilita à Oi uma qualidade superior no atendimento a clientes de grande porte, e pretendemos intensificar a captura de oportunidades proporcionadas por essa vantagem competitiva”, detalha.

O objetivo da empresa é ser o principal viabilizador nacional de transporte de dados para os diversos tipos de clientes – de operadoras móveis a pequenos provedores (ISPs), passando pelas empresas de torres de telecom (tower companies) e em parceria com as operadoras neutras, de forma complementar.