Infra de 4G da Oi está andando. Foto: Flickr.com/perolofforsberg

Alcatel Lucent, Ericsson e Nokia Siemens serão os fornecedores de equipamentos de rede de acesso e core para o 4G da Oi, segundo comunicado divulgado pela operadora nesta quarta-feira, 10.

As companhias foram definidas após uma concorrência aberta em julho, que priorizou proposta técnica, projeto de implantação, suporte operacional, preço, prazo e entrega de conteúdo nacional.

Ao todo, nove companhias encaminharam propostas para a seleção.

Conforme o COO da Oi, James Meaney, os contratos com os fabricantes selecionados serão confirmados após a assinatura dos acordos das faixas de frequência licitadas no leilão de junho, em data a ser determinada pela Anatel.

Os equipamentos a serem adquiridos pela Oi para a infra de rede 4G começarão a ser implantados em campo ainda em 2012, dentro de um plano para o qual a operadora anunciou recentemente investimento de R$ 1 bilhão envolvendo tecnologia de quarta geração.

“Na seleção de fornecedores, a Oi buscou empresas que se adequassem às exigências dispostas no edital da licitação do 4G, que prega percentuais mínimos de conteúdo nacional para a fabricação de infraestrutura – de acordo com a Portaria nº 950/2006, do Ministério da Ciência e Tecnologia”, informa comunicado da tele.

Meaney informa, ainda, que em seu laboratório Oi Lab a concessionária já vem realizando testes de avaliação e homologação de dispositivos móveis habilitados para a rede 4G no Brasil.

Fornecedora de telefonia, banda larga e TV por assinatura, a Oi está presente em todo o território nacional. Em junho de 2012, possuía 72,3 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), segundo dados da Anatel.