WiFi grátis é preferência nacional. Foto: Flickr.com/elfantasmadeheredia

O Brasil é o país líder em intenção de compra de smartphones do mundo, com 78% de 17 mil pessoas entrevistadas para um estudo da Accenture manifestando intenção de adquirir um aparelho num futuro próximo.

Em seguida, a pesquisa lista a Rússia, com 73% de intenção de compra; México, com 61%; África do Sul, com 57%, e uma média de 40% em outros países.

Além disso, o Brasil também é, ao lado da África do Sul, o lugar onde mais se acessa a Internet por meio de dispositivos móveis.

Na outra ponta do estudo, França, Alemanha e Finlândia estão entre os que menos acessam a Internet pelo telefone móvel.

O levantamento também mostra que, entre os entrevistados, 69% dos usuários de Internet acessaram a rede por um dispositivo móvel, dos quais 61% o fizeram por smartphone, 37%, por netbook, e 22% via tablet.

Do geral, 73% são homens e 66%, mulheres. Além disso, 58% acessam a web via dispositivos móveis por motivos pessoais e 20% para assuntos de trabalho.

O estudo também mostra que 36% dos entrevistados já acessaram a Internet por meio de uma TV e 27% por meio de um console.

MAS...
A liderança do Brasil no acesso móvel não chega a ser uma boa notícia para os provedores: um estudo da Cisco acaba de apontar que a rede favorita da maioria é o Wi-Fi grátis.

De 650 entrevistados no Brasil para a pesquisa,83% destaca como “extremamente ou muito importante” que as operadoras de banda larga ofereçam hotspots WiFi gratuitos.

Destes, 69% “muito provavelmente mudariam de provedor” para ter acesso Wi-Fi gratuito.

O levantamento foi conduzido pelo Cisco Internet Business Solutions Group (IBSG) e apresentado nesta quarta-feira, 10, na Futurecom 2012, no Rio de Janeiro.

“Embora a residência seja o lugar onde os dispositivos móveis são mais conectados à internet, o consumidor gostaria de ter acesso Wi-Fi em todos os locais que frequenta”, afirma o estudo.

Comparando Wi-Fi com o acesso de dados via rede móvel celular (2G/3G), para 71% dos consumidores pesquisados no Brasil o Wi-Fi oferece uma melhor velocidade de acesso.

Menor custo e melhor performance para aplicações através do Wi-Fi foram atributos destacados por 61% dos pesquisados.

Já 53% acreditam que o acesso Wi-Fi seja mais confiável e mais fácil de usar.

Fora do Brasil, foi realizada no Canadá, Reino Unido, México e Estados Unidos.  

Os resultados completos podem ser acompanhados no PDF divulgado pela Cisco.