A Sapura é uma empresa brasileira e possui seis navios de suporte. Foto: divulgação.

A Sapura está usando tecnologia de Internet das Coisas da Splunk para monitorar os seus barcos, que fazem a instalação e conexão de dutos flexíveis que interligam poços de petróleo a coletores e unidades de produção de óleo e gás. 

O projeto é da multinacional francesa Econocom, que afirma que o mesmo é pioneiro no segmento.

Contando com mil funcionários de 21 nacionalidades, a Sapura é uma empresa brasileira e possui seis navios de suporte. 

No projeto, a tecnologia de Internet das Coisas coleta, integra e exibe os dados dos equipamentos e das operações realizadas nos navios da companhia, que atuam a centenas de quilômetros da costa. 

As informações aparecem em tempo real, em um painel no escritório localizado no Rio de Janeiro. Além disso, a Sapura tem acesso mais rápido a cada dado das operações depois que os projetos são realizados.

Os dados são gerados por quase dez mil sensores instalados em equipamentos, imagens do sistema de câmeras dos navios e conteúdos de fontes como bancos de dados, planilhas e sensores, sendo transmitidos por meio de links de dados, via satélite.

“Tínhamos o desafio de migrar a infraestrutura para a nuvem e precisávamos do apoio de pessoas especialistas no desenvolvimento de um sistema mais amigável, diminuindo a necessidade de treinamento nos navios”, explica Jorge Kort, Gerente de IT da Sapura.

“Com um sistema de alertas e a organização do tráfego, a Sapura passou a ter maior controle sobre a rede, utilizando de forma mais racional os recursos da banda”, aponta Alex Camargo, diretor de Projetos & Consultoria na Econocom.

A Econocom está presente no Brasil desde 2009. Hoje com um time de 400 profissionais no país, trabalha com soluções de uma série de fornecedores, incluindo a própria Riverbed, além de nomes como Cisco/AppDynamics, Delphix e Splunk.

No projeto para a Sapura, as necessidades de integração de sistemas e simplificação dos processos são feitas por consultores especializados em Splunk.

A Splunk é uma empresa americana com capital aberto na Nasdaq e um faturamento na casa dos US$ 1,3 bilhão. Além da tecnologia de IoT, oferece serviços de IT, segurança e business analytics.