Baguete
InícioNotícias> Agiplan investe em usabilidade

Tamanho da fonte:-A+A

HYPERVISUAL

Agiplan investe em usabilidade

Gláucia Kirch
// segunda, 10/12/2012 13:05

A Agiplan Financeira, empresa porto-alegrense que pertence ao Grupo Agiplan e atua em soluções de crédito, contratou a também gaúcha Hypervisual, especializada em design de interfaces e experiência de usuário, para reformular seus principais sistemas de informação.

Rafael Fossati. Foto: divulgação


O objetivo foi simplificar telas e menus, facilitando o acesso a informações e apresentando alertas e indicadores para agilizar a realização de ações.

“A nova ferramenta facilitará o trabalho de consultores de vendas e de toda a cadeia envolvida no processo de distribuição de crédito, com expressivo ganho de produtividade”, acredita o diretor executivo da Agiplan, Rafael Fossati.

Segundo ele, a primeira etapa do projeto está em fase final de implantação, e em breve as primeiras novas versões de interfaces serão liberadas aos usuários.

FOCO NA TI
A Agiplan não se cansa quando o assunto é TIC.

A companhia adotou recentemente uma solução da IBM para desenvolvimento de um projeto voltado a agilizar a entrega de informações gerenciais para gestão da área comercial.

Denominado AgIInfo, o projeto teve base no IBMCognos 10 Business Intelligence, implantado pela Win Solutions, parceira da IBM também sediada na capital gaúcha.

A solução trouxe à financeira recursos de portal de informações, envio por e-mail de relatórios, extração de informações para SMS, entre outros.

Integrante de um grupo também formado por Agiplan Promotora, Agiplan Card, Agiplan Seguros e Agiplan Mercantil, a financeira tem matriz na capital gaúcha e 60 filiais em 22 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

A empresa mantém oito call centers, cerca de dois mil correspondentes e 850 colaboradores diretos.

Para manter toda esta rede funcionando, a TI também levou investimentos como no
SPBx, software da gaúcha C&M que dá acesso ao SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro).

A ferramenta garante o acesso de financeiras, bancos e corretoras de câmbios e valores à plataforma com segurança, contingência e em conformidade com todas as normas do Banco Central.

Outro projeto da TI da Agiplan foi a contratação, no ano passado, da gaúcha Rhino para agilizar, uniformizar e gerir suas áreas e processos de custos de serviços corporativos.

No projeto, a mesma metodologia que permite criar um catálogo de serviços de TI também permitiu à Agiplan criar um CSC – Centro de Serviços Compartilhados – estamos falando do ITIL.

No caso da empresa de crédito, os métodos de excelência em governança foram aplicados a serviços compartilhados entre departamentos da companhia, que antes atuavam dispersos.

Além disso, em 2011 a Agiplan Serviços Financeiros eliminou o uso de e-mails nos processos de seu setor Operacional, trocando todo contato pela automatização do Qualitor, software de gestão de atendimento da porto-alegrense Constat.

Gláucia Civa Kirch